Terça-feira
30 de setembro
QUEM SERVE, SERVE!
Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o Meu coração; ele fará tudo o que for da Minha vontade. Atos 13:22

Antes, durante e depois da unção de Davi para ser o futuro rei de Israel, ele foi apontado como um homem segundo o coração de Deus. Davi sequer tinha aparecido na cena bíblica quando Samuel diz que “o Senhor buscou para Si um homem segundo o Seu coração” (1Sm 13:14, NAA). Quando o profeta estava na casa de Jessé para ungir o futuro rei, Deus contrariou a visão simplista de Samuel e o relembrou de que “o ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração” (1Sm 16:7, NAA). Durante a unção, Samuel entendeu que Deus estava vendo em Davi algo que os demais não conseguiam enxergar.

Você não fica curioso para saber o que tinha de tão especial no coração de Davi? Sua história, no Antigo Testamento, é um enredo com altos e baixos. Mesmo assim, o Novo Testamento, no verso de hoje, nos lembra de que ele continua sendo mencionado como um homem segundo o coração de Deus. Qual é a razão?

As três primeiras citações do homem segundo o coração de Deus são as seguintes: primeiro, ele está cuidando das ovelhas no pasto quando vem para ser ungido rei (1Sm 16:11-13); na segunda vez, ele está novamente pastoreando as ovelhas quando é chamado para tocar harpa para o rei Saul (1Sm 16:19-23); na terceira vez, ele está mais uma vez no pasto, cuidando das ovelhas, enquanto não estava no palácio a serviço do rei. É nesse momento que ele é introduzido na história de Golias, pois seu pai lhe pede para levar mantimentos para seus irmãos (1Sm 17:15-18).

Davi era um garoto simples, sempre disposto a servir. Não escolhia adversários, mas estava disposto a vencer os gigantes de cada dia. Ele simplesmente se apresentava e fazia o que tinha que fazer. Davi era um servo. Diante de Deus, “quem serve, serve”. Assim como Cristo, o Rei do Universo que veio ao mundo na humilde manjedoura, Davi simplesmente vivia para servir e cumprir o seu dever.

Temos apenas esta vida para servir e muitas pessoas para salvar. Deus chamou Davi, pois sabia que o coração de um verdadeiro servo estaria sempre pronto a fazer a vontade do verdadeiro Rei. Esse mesmo coração, Ele quer enxergar em você. Lembre-se: quem serve, serve!