Enquanto eu crescia, ouvi bastante francês falado entre meus familiares. Minha mãe e avó frequentemente se sentavam na cozinha e falavam francês e inglês. Às vezes, uma mistura dos dois. No Ensino Médio, decidi cursar francês como minha opção de idioma. No primeiro ano, até que me saí bem. No segundo ano, eu me sentava perto de alguns meninos que passavam a aula inteira me interrompendo e tagarelando, de modo que não aprendi muito.
Tentei aprender por conta própria, muitas vezes e de muitas maneiras, ao longo de anos. Adquiri cursos de língua francesa, mas não os estudei; ouço estações de rádio em francês no meu carro; e recebo e-mails que trazem uma palavra por dia em francês, embora, em geral, eu esteja ocupada demais para ler esses e-mails, e muito mais para aprender com eles. Cheguei a aprender literalmente algumas letras de músicas em francês, de modo que posso cantá-las, mas nem sempre sei exatamente o que estou cantando. Por exemplo, aprendi uma velha canção francesa que, segundo eu achava, dizia respeito à amizade de um homem com sua querida carroça de cavalo, só para saber, mais tarde, que a canção era sobre ele e seu vizinho comendo o cavalo. Eu teria mais sucesso em me tornar fluente em francês se levasse a questão a sério. Se eu fizesse um curso, lesse livros em francês e os traduzisse, ouvisse só programas de rádio em francês, assistisse à televisão ou a filmes em francês e fizesse viagens à França ou a Quebec, esse encantador idioma se tornaria parte de mim, em vez de ser algo sobre o qual eu conheço um pouquinho.
Do mesmo modo, ler a Bíblia um pouquinho aqui, orar um pouquinho ali, ouvir um pouco de música cristã, às vezes, ir à igreja, de vez em quando, tudo isso são coisas boas. Contudo, elas não criarão uma vida espiritual vibrante de verdade. Deus não deseja que apenas O busquemos como se Ele fosse um passatempo. Ele quer que façamos um curso de imersão Nele, que mergulhemos Nele. É só desse modo que chegaremos a ter um relacionamento vibrante e fluente com Deus. Se você deseja o tipo de amizade com Deus no qual vocês completem as frases um do outro, então encha cada parte do seu dia com Ele, não apenas certas partes. Coloque Deus ao seu redor de todos os modos possíveis. Assim, você O conhecerá e será conhecida por Ele.
Céleste Perrino-Walker