O umbuzeiro é uma árvore típica do sertão nordestino, muito comum nos Estados da Bahia e Pernambuco. Tem flores miúdas e copa rala. Perde todas as folhas na estação seca, quando então surgem os frutos. O umbu, fruto do umbuzeiro, tem a casca amarelada quando maduro e, quanto ao tamanho, não passa de uma ameixa pequena. Tem sabor levemente ácido e gosto de Nordeste: suculento e tropical. Pode ser consumido in natura, ou batido com leite.
Quem vê um umbuzeiro ao longe, encravado na paisagem nordestina, sem uma folha e rodeado da vegetação típica da caatinga, imagina que a árvore está morta. No entanto, na época certa, as flores aparecem e na hora dos frutos, frutifica. São centenas de frutos em cada árvore.
O umbuzeiro tem raízes especiais, que além de sugar os nutrientes da terra, tem um sistema de armazenamento de água. Espalhadas sob o chão seco do sertão, as raízes armazenam água como se fossem potes. A água sugada pelas raízes menores são canalizadas para esses tanques naturais e ali permanece. Nas secas mais prolongadas, o umbuzeiro sempre tem água de reserva. Diz-se até que nos períodos de grandes estiagens, o nordestino se vale da água depositada nas raízes do umbuzeiro.
O Senhor nosso Deus tem uma promessa linda para você. Ainda que você esteja em um lugar árido, ele o abençoará. Não sei se, por exemplo, você já precisou ficar um sábado em uma cidade, ou em um lugar onde não tinha uma igreja, ou em uma casa onde ninguém ligava para seu Deus ou para sua vida espiritual. Isso poderá acontecer um dia. Nessas circunstâncias, o que você pode fazer? Faça do lugar onde você estiver um santuário.
Espere silenciosamente em Deus. Ele alegrará sua alma e ela será como um jardim regado: florido e perfumado. Tudo nos pode ser tirado, menos a capacidade de nos manter ligados a Deus por meio dos nossos pensamentos. O Senhor me guiará todos os dias de minha vida. Ele encherá a minha mente com bons pensamentos, mesmo que eu seja forçado a estar em um lugar impuro. Ele também me manterá com saúde e a minha alma terá a paz celestial.