Segunda-feira
28 de fevereiro
Recaída
“Ninguém, Senhor”, disse ela. Declarou Jesus: “Eu também não a condeno. Agora vá e abandone sua vida de pecado.” João 8:11

“Quem não tiver pecado atire a primeira pedra”, questionou Jesus enquanto escrevia no chão. As palavras na areia denunciavam a hipocrisia dos acusadores da mulher flagrada em adultério. Com as mãos cheias de pedras, estavam prontos a sentenciá-la à morte. No entanto, depois de ouvir Jesus, deixaram a cena e foram embora. Soltaram as pedras e retrocederam, reconhecendo ser tão pecadores quanto aquela a quem acusavam. Jesus consolou a pecadora arrependida ao dizer: “Eu também não a condeno” e concluiu: “Agora vá e abandone sua vida de pecado.” Em outras palavras, Jesus disse: “Eu sei que você caiu. Eu a perdoo, mas cuidado para não cair de novo no mesmo erro, pois o risco é real.” A Palavra de Deus adverte: “Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!” (1Co 10:12).

A natureza humana pecaminosa induz ao erro, porém a recaída pode ser evitada. Se não pudesse, por que Jesus teria dito à mulher adúltera aquelas palavras? Deus não Se equivoca. Falhar por ignorância é diferente de errar por imprudência ou teimosia. O que fazer então? Como evitar uma recaída? Como ficar firmes se constantemente nos afastamos de Deus e pecamos?

Por sermos humanos, todos nós sabemos o que é cair na vida espiritual, visto que já nascemos em pecado (Sl 51:5; Rm 3:23). Por isso, a advertência de Jesus é que vigiemos. Deve haver em nós o desejo sincero de abandonar nossos erros e vencer as tentações. No entanto, se alguém pecar, não deve se esquecer de que existe um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo, Aquele que nos liberta da culpa e da condenação (1Jo 2:1, 2).

Se você tem se sentido triste e angustiado por um pecado cometido recentemente ou alguma tentação difícil de vencer, busque perdão e força em Deus para prosseguir na caminhada cristã, sem desanimar. Se porventura cair, não fique prostrado, levante-se e segure firme nas mãos de Jesus, pois a jornada continua. Muitos há que se alegrarão ao ver a sua derrota e zombarão de sua fraqueza e de seu esforço. Jesus não é um deles. E você? De que lado ficará?