Nas últimas décadas, a humanidade presenciou um desenvolvimento exponencial em várias áreas do conhecimento. No campo da medicina, por exemplo, as descobertas foram revolucionárias. A estrutura do DNA, descoberta em 1953, e a decifração do genoma humano, em 2000, foram alguns dos avanços mais notáveis.
Entretanto, sabemos que as trevas intelectuais reinaram por muitos séculos no mundo, sendo um entrave para o progresso. Para se ter uma ideia, no século 19 muita gente ainda acreditava que a febre estava relacionada ao estado de espírito de uma pessoa. Como forma de tratamento, eram usados remédios nada convencionais, como quinino, laxantes e até sangrias (para retirar o “excesso” de sangue).
Ainda hoje, mesmo com todo o progresso científico, a humanidade ainda sofre com a ignorância. Segundo o estudo intitulado Perils of Perception [Perigos da Percepção], feito com 33 nações de todos os continentes, o Brasil é o terceiro país mais ignorante do mundo. De acordo com a pesquisa, temos uma percepção equivocada da realidade. Aqui ainda imperam a desigualdade, a corrupção e a falta de educação formal e cultural.
Um fato hilário e relativamente recente comprova isso. Em 1984, a melancia chegou a ser proibida em uma cidade do interior de São Paulo só porque existia a suspeita de que a fruta transmitia doenças como febre amarela e tifo! Ainda bem que essa tese absurda foi logo abandonada e as suculentas frutas puderam ser vendidas novamente!
Derek Bok disse certa vez: “Se você acha que a educação é cara, experimente a ignorância.” Essa frase deveria despertar em nós o desejo constante pela busca do conhecimento. Não dá para ficar parado, olhando o tempo passar, enquanto a ignorância finca suas bases.
Como você tem se comportado diante dessa realidade? Costuma ler, pesquisar e aprofundar seus conhecimentos ou “consome” seus neurônios apenas em jogos eletrônicos, redes sociais e conversas inúteis? Que tal passar por um processo de libertação, um “detox”, através da busca do saber? Leia mais bons livros. Estude mais – sobretudo a Palavra de Deus. Fazendo isso, seu futuro poderá ser muito promissor.