Sábado
11 de agosto
Remédio divino
As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar. Provérbios 12:18, NTLH.

A cena se repetiu dezenas de vezes em minha infância. Minha mãe ao lado da minha cama colocando remédio e compressas quentes em meu ouvido, que doía muito. Na natação, constantemente entrava água em meus canais auditivos. Algumas gotinhas, um paninho quente e o carinho de mãe eram santos remédios. Em alguns minutos, o problema estava resolvido, e eu podia voltar a dormir em paz.

Muitas vezes, as pessoas ao nosso redor estão com certas dores e precisam de nossa ajuda. Às vezes, essas dores são físicas e precisam de remédios literais. É nosso dever cristão oferecer alento para quem sofre. Mas as dores mais insuportáveis são as que latejam na mente e no coração. São cortes profundos causados pela perda de alguém que se amava, pelo fim do casamento dos pais, pelo bullying sofrido na escola.

Conheci uma moça que havia sido abandonada pelos pais ainda bebê. Ela foi deixada em um abrigo para crianças quando tinha alguns dias de vida. Ela nunca conheceu os pais biológicos. Embora tenha sido adotada por uma boa família, a dor da rejeição doía fundo em sua alma.

Existem muitas outras histórias de dor como essa. Talvez, próximo a você, neste momento, exista alguém sentindo dores emocionais ou físicas quase insuportáveis. Deus nos dá o privilégio de sermos “remédios” para a vida das pessoas. Podemos aliviar o sofrimento do próximo com palavras, com um abraço, atenção ou mobilizando outros para conseguir doações. Precisamos ser um remédio de Deus para os outros.

Jesus nos deu o exemplo. Na cruz, “era o nosso sofrimento que Ele estava carregando, era a nossa dor que Ele estava suportando. Jesus não tinha pecado. Ele não tinha culpa de nada. Mesmo assim, Ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que Ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que Ele recebeu” (Isaías 53:4, 5, NTLH). Cristo Se fez o remédio da nossa doença pecaminosa.

Aproveite, hoje, todas as oportunidades para aliviar a dor de alguém. Com a ajuda de Deus, você poderá ser um remédio divino na vida de outras pessoas.