É possível que você ainda se lembre de onde estava e o que estava fazendo quando ouviu pela primeira vez a notícia que tirou a paz de milhões de pessoas em 2020.
Eu e minha família estávamos em Istambul, passando dias muito agradáveis em férias. Certa amiga querida que morava em Beirute, no Líbano, havia ido ao nosso encontro. Enquanto almoçávamos em um restaurante turco, vimos pela televisão a notícia de que um vírus com potencialidade letal estava se espalhando de forma incontrolável. Todos os cuidados de higienização deveriam ser tomados. Em pouco tempo — mais precisamente em menos de três meses — a realidade do mundo havia mudado drasticamente. O uso de máscara se tornou obrigatório, as pessoas foram impedidas de transitar livremente, o número de contaminados começou a aumentar em progressão geométrica. Todos os recursos e pesquisas foram direcionados para encontrar uma solução para a crise que se tornou mundial.
Quando as autoridades médicas acharam que o pior havia passado, quando vacinas estavam em plena fase de desenvolvimento, veio uma segunda onda da doença, que já havia se tornado mundialmente conhecida como Covid-19. Foi triste ver pelos noticiários pessoas sofrendo e morrendo sem conseguir respirar. Talvez essa seja uma das condições mais difíceis de enfrentar diante de uma doença. É inimaginável para quem está saudável a ideia de buscar o ar e não encontrá-lo, especialmente porque nem pensamos para respirar. A respiração simplesmente acontece, é algo natural.
Essa situação trouxe à memória uma expressão clássica de Ellen White que, com certeza, você já deve ter lido e que ganhou um significado especial nesse tempo de pandemia: “A oração é a respiração da alma.”
De fato, assim como não é possível vivermos sem respirar, deveria ser impossível ao cristão viver sem orar. Nossa saúde espiritual depende em grande parte desse exercício diário, que deveria ser tão natural que nem percebêssemos com que frequência estamos fazendo uso dele.
Seja grata a Deus porque você está respirando — um sinal claro de vida natural. Mas não descuide da sua saúde espiritual e passe cada momento deste dia respirando a atmosfera do Céu. A oração contínua trará vitalidade e poder para que você sobreviva e ainda ajude outros a respirar.
Neila D. Oliveira