Sexta-feira
15 de maio
Revolução de amigos
Eu os tenho chamado amigos. João 15:15

Paulo é um exemplo de amizade e lealdade cristãs. No início de sua caminhada cristã, ele contou com a amizade de Barnabé, que tinha o dom espiritual do encorajamento. Barnabé acreditou no potencial dele e investiu tempo para capacitá-lo, acompanhá-lo e introduzi-lo no ambiente da igreja. Infelizmente, essa amizade forte e sincera teve alguns arranhões no meio do caminho. As amizades são mais frágeis do que pensamos.

Paulo também investia em jovens promissores, como Silas, Lucas, Timóteo, só para citar alguns. Ele confiava nesses jovens amigos a ponto de lhes delegar responsabilidades intransferíveis. Eles o ajudaram a escrever suas cartas, por exemplo. Paulo os encarregava dos assuntos administrativos de importantes igrejas. Eles o representavam em situações delicadas.

Apesar de ser um pregador itinerante, Paulo sempre deixava um grupo de amigos por onde passava. Veja a parte final de suas cartas, especialmente a de Romanos. Ele envia saudações aos amigos, citando-os nominalmente. Talvez não ocupassem o centro de seu círculo de amigos, mas ele valorizava essas pessoas.

Além de saudar, Paulo elogia cada pessoa a quem envia saudações, destacando suas qualidades: amado, santo, eleito, aprovado. Ele valoriza a dedicação de cada um nos trabalhos da igreja. Paulo revela um coração terno e amoroso.

Para mim, um dos maiores problemas da igreja hoje é a falta de relacionamento real entre os membros. Muitas vezes esquecemos que somos responsáveis uns pelos outros. A amizade é uma atitude cristã importantíssima. Mais do que salvação de pessoas, o evangelho produz uma revolução social. Paulo disse a Timóteo que ele deveria tratar os idosos como pais e mães, e os jovens como irmãos e irmãs (1Tm 5:1, 2). Acho que ele queria mais do que melhorar as relações sociais. Ele desejava nos orientar a tratar as pessoas com o verdadeiro espírito cristão.

Quer um conselho de amigo: faça amizades! Escolha para ser seu amigo alguém que o torne uma pessoa melhor. Crie um ambiente saudável de relacionamentos a seu redor. Transforme sua igreja em um lugar diferente e especial. Que ela seja conhecida como a igreja da amizade! Comece uma revolução de amigos. Isso vai mudar sua vida e das pessoas com quem convive.