Segunda-feira
10 de julho
Riso e alegria
Ele encherá a sua boca de riso e os seus lábios de alegria. Jó 8:21

De fato, o riso pode ser o melhor remédio. No livro Anatomia de uma Doença, publicado em 1979, o autor, Norman Cousins, conta que dez minutos de risadas podem lhe proporcionar duas horas de um sono sem dor. O riso promove uma melhor circulação sanguínea, estimula o coração e melhora a respiração. Além disso, gera um relaxamento profundo, diminuindo a tensão.

Só o fato de colocarmos um sorriso de felicidade no rosto já pode ser recompensador. Eu trabalho há três anos e meio como diretora de uma casa de repouso, que fica na cidade de Kokomo, estado de Indiana, nos Estados Unidos. Lá, eu fiz o que considero uma grande descoberta: se eu sorrisse, sentindo vontade ou não, já me sentia melhor. Eu sabia que se eu fosse uma pessoa mal-humorada não conseguiria ser uma bênção para os velhinhos. Então eu colocava um sorriso no rosto. Logo, eu estava sorrindo de verdade!

Um artigo publicado em um jornal que li traz Ronald S. Miller dizendo o seguinte: “Se fingirmos expressões faciais de felicidade, podemos aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e estimular a liberação de neurotransmissores favoráveis.” Ou seja, quando sorrio, estou liberando neurotransmissores e deixando o meu dia e o dos outros mais feliz!

Há alguns anos, Pat Nordman tinha um ministério no qual trabalhava com pais que haviam perdido seus filhos. Mesmo com o risco de parecer herege, ela disse aos pais que tivessem junto à sua Bíblia de cabeceira um livro de piadas. Isso poderia ajudar a amenizar a dor da perda. Minha dose diária de comédia vem das tirinhas sobre família escritas pela autora Lynn Johnston, intituladas For Better or for Worse (Na Alegria e na Tristeza). Deus a abençoe pela sua visão sobre a vida familiar, que nos serve de remédio para a alma.

Mais um conselho: não ande com pessoas pessimistas. Elas são o que um autor conhecido chama de “sugadoras de energia”. Faça um favor a si mesma e busque ficar perto de pessoas positivas e engraçadas, desfrutando a vida com elas. Deus quer que a gente dê boas risadas e que apreciemos todas as emoções positivas que Ele criou. Caso contrário, Ele não teria prometido encher “a sua boca de riso e os seus lábios de alegria” (Jó 8:21).

Risinhos e risadas não tomam nosso tempo e fazem nossa vida melhor. Então vamos rir à vontade, louvando a Deus pelo dom maravilhoso do riso.

{ Patrícia Hook Rhyndress Body }