Sexta-feira
10 de março
ROTA DE COLISÃO
Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Colossenses 3:2

No dia 29 de setembro de 2006, aconteceu um dos maiores desastres aéreos do Brasil. Um Boeing 737 da empresa aérea Gol colidiu com outro avião, o Embraer Legacy 600, que viajava na mesma aerovia. Todas as 154 pessoas que estavam no Boeing morreram após a aeronave se despedaçar no ar e cair em uma mata fechada. Já o Legacy teve apenas parte da asa esquerda danificada, possibilitando um pouso em segurança com os seus sete passageiros ilesos. A responsabilidade pelo acidente recaiu sobre os controladores de tráfego aéreo e sobre os pilotos do Legacy, pois deixaram desligado um dos componentes de segurança do avião. 

Lembro que essa tragédia aconteceu durante uma viagem que fiz com o quarteto Arautos do Rei pelo estado do Mato Grosso. Fiquei muito triste, pensando na fragilidade da vida. Uma hora você está bem, indo encontrar as pessoas que ama e, em uma fração de segundos, tudo pode mudar. Ninguém naquele avião imaginou que estivesse em rota de colisão com outra aeronave. 

Em nossa viagem ao Céu, corremos o risco de voar na mesma aerovia de perigos iminentes. De modo intencional, o inimigo vem em nossa direção. Ele quer nos derrubar. Astuto e traiçoeiro, esconde a sua “aeronave” atrás de alguns disfarces: rosto bonito, conversa na internet, festa com “amigos”, vídeos atrativos ou ideologias convincentes. Em um momento apenas, Satanás é capaz de destruir os seus sonhos, a sua família e a sua comunhão com Deus. 

Em geral, os acidentes na viagem ao Céu começam em nossa mente. É na imaginação que Satanás corta as asas da nossa fé. É por isso que o apóstolo Paulo nos convida a pensar nas coisas lá do alto. Cada intenção, pensamento e sentimento devem trafegar acima da troposfera de Satanás e deve se alinhar com a mesma frequência da vontade de Deus. 

Ellen White escreveu: “A primeira obra dos que desejam reformar-se é purificar a imaginação. Se a mente é guiada em direção viciosa, tem de ser refreada, cultivando só assuntos puros e elevados. Quando tentados a ceder a uma imaginação corrupta, fujam para o trono da graça e orem pedindo forças do Céu” (Mente, Caráter e Personalidade, v. 2, p. 595). 

Oro para que a sua mente hoje esteja em rota de comunhão com o Céu.