O sábado é uma bênção em minha vida. É o dia mais feliz da semana! Lembro-me de uma ocasião em que eu passava por uma grande avenida de São Paulo e vi um grupo de jovens com bandeiras distribuindo panfletos nas esquinas. Era uma campanha promovida por uma rede de lanchonetes com o mote: “Dia Feliz.”
Eles demonstravam uma alegria tão grande que fui impactado. Dali até a igreja, não pensei em outra coisa. Nem me lembro sobre o que preguei naquele dia. Voltei para casa ainda impactado. No caminho de volta, me veio a ideia do sábado como Dia Mundial da Alegria. É isso que o sábado é. O sábado é o ponto alto dos atos criativos de Deus; o dia mais feliz da semana.
Deus completou a obra da criação no sexto dia e exultou: “Isso ficou muito bom!” Tudo estava feito, os animais, as plantas, o homem e tudo mais. A Palavra diz então que Ele descansou no sétimo dia de toda a obra que havia feito.
Será que Deus precisava de um dia inteiro para recuperar Suas energias? Precisava de uma folga? É lógico que não. Deus somente quis nos dar um exemplo de como deve funcionar nossa semana. Como deveríamos agir para descansarmos dos seis dias de
trabalho. Quis mostrar ao homem que, depois de seis dias trabalhando, correndo
de um lado para o outro, devemos tirar um tempo para descansar. É uma bênção separar um dia para o repouso e a recuperação das energias. Mas não pode ser um dia pesado, triste, maçante. É para ser um dia feliz!
Precisamos mostrar ao mundo que o sábado é o dia da família, do antiestresse, para curtir a natureza, fazer o bem e descansar. O sábado é o dia da semana em que deixamos de lado todos os nossos problemas, dívidas, preocupações e aproveitamos para o repouso da mente e do corpo.
Em geral, as pessoas identificam nossa igreja como “o povo que não trabalha no sábado”. Mas isso não define nossa relação com esse dia. A Bíblia diz que Deus abençoou o sábado. E as pessoas precisam saber que o sábado é uma bênção em nossa vida. Jesus mesmo disse: “O sábado foi feito por causa do homem” (Mc 2:27).