Quinta-feira
10 de janeiro
Safári
Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa. Isaías 41:10

Era 1977. Com outras duas famílias missionárias e amigos do Quênia, saímos num safári que incluía um passeio de barco no rio Nilo Vitória, no noroeste de Uganda. O Parque Nacional Murchison Falls, também conhecido como Parque Nacional Kabalega Falls, é o maior parque de Uganda. Era um dia perfeito para um cruzeiro. A paisagem era linda. Os crocodilos ficavam na margem do rio com a luz do sol. À medida que o barco se aproximava da costa, algumas dessas criaturas magníficas deslizavam lentamente para a água e observavam cada movimento nosso. Outros crocodilos permaneciam ali com a gigantesca boca aberta para relaxar enquanto os pássaros limpavam os seus dentes.

Os hipopótamos que pastavam nas proximidades correram para as profundidades turvas do Nilo, apenas para emergir com seus enormes corpos fazendo ondas que abalavam nosso pequeno barco. Do outro lado do rio, um búfalo solitário nos observava.

Repentinamente, o motor do barco estalou e, então, silêncio. O capitão tentou ligar o motor, mas foi inútil. Lá estávamos, à deriva entre as grandes criaturas do rio.

Num ato heroico, o capitão conduziu o barco para a parte rasa do rio. Apesar do perigo ao redor, ele caminhou para a costa e correu para pedir ajuda. Pareceu uma eternidade, mas ele finalmente voltou e reparou o motor. Estávamos a caminho para ver Murchison Falls.

As quedas eram uma exibição de poder de tirar o fôlego. No topo das quedas, o rio de 50 metros de largura estreitava seu caminho com extraordinária força através de uma fenda de seis a sete metros nas rochas, numa queda em uma piscina embaixo. A partir daí, continuava seu fluxo, dividindo a savana africana no caminho para o Mar Mediterrâneo.

Eu saí dessa experiência sabendo que, na vida cristã, o Capitão do meu barco nunca me deixará vagar impotente entre as grandes “criaturas” deste mundo e futuro incerto. Ele não me abandonará aos perigos dos rios que esperam para me destruir.

Evelyn Porteza-Tabingo