No Brasil, a expressão “Lava Jato” ganhou outras conotações há algum tempo. Além de se referir ao lugar em que se lavam carros de maneira rápida, a expressão virou também sinônimo de combate à corrupção. A operação Lava Jato prendeu, julgou e condenou muitas pessoas por causa das mais variadas formas de corrupção. Muitos dos condenados haviam recebido desonestamente milhões de reais e tiveram que devolver o dinheiro e perder a liberdade.
Não adianta enriquecer de maneira ilegal. Ainda que a corrupção de alguém passe despercebida pela justiça humana, nada escapa da justiça divina. Por isso, o melhor que podemos fazer é trabalhar com honestidade, inteligência e diligência.
Salomão faz um contraste entre uma vida honesta e uma vida de pecados. Podemos entender o conselho de hoje pelo menos de duas formas. A primeira diz respeito ao ato de trabalhar honestamente, sem preguiça e com alegria para ganhar o salário justo. Esse é um princípio defendido ao longo da Bíblia. O apóstolo Paulo escreveu: “Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma” (2 Tessalonicenses 3:10) e acrescentou: “O trabalhador merece o seu salário” (1 Timóteo 5:18). O dinheiro ganho com honestidade é abençoado por Deus. É muito mais engrandecedor trabalhar honestamente e ganhar um pequeno salário do que ganhar muito dinheiro por meios desonestos.
A segunda forma de aplicarmos o provérbio de hoje diz respeito às decisões espirituais. Quem foi justificado pelo sangue de Cristo e vive em harmonia com esse fato terá a vida eterna garantida.
Se Deus fosse nos dar o que merecemos, receberíamos com justiça a morte. Mesmo assim, em Seu infinito amor, Ele nos presenteia com a vida eterna (Romanos 6:23).
Em relação aos compromissos da vida, se quiser ser bem-sucedido e ter paz, seja diligente, esforce-se, trabalhe duro e seja honesto. Assim, seu salário será uma recompensa merecida. No âmbito espiritual, porém, apenas creia em Cristo, entregue-se a Ele e receba de graça o que você não merece: a vida eterna baseada nos méritos divinos.