Segunda-feira
03 de outubro
Saracura do igapó
Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. Provérbios 5:18

Entre o povo indígena Sateré-Mawé existe um ditado interessante: “Saracura do igapó, quem brincar com minha filha, vai rodar no meu cipó!” Essa frase, bem comum entre aquela comunidade, tem a ver com a responsabilidade no relacionamento amoroso entre jovens.

Saracura é uma planta que serve para curar enfermidades e infecções diversas na medicina indígena. Um tipo de “cura tudo”. Por outro lado, o cipó é uma trepadeira com muitas utilidades. Uma delas é poder extrair da planta bons chicotes. Enquanto o cipó é característico do meio da mata, a saracura é uma árvore do igapó, parte da mata que fica totalmente alagada com as enchentes do rio.

Os pais indígenas usam essa frase como meio de intimidar os pretendentes que se aproximam das donzelas da família. Se o futuro genro não for respeitoso para com a moça, vai “rodar” no chicote de cipó. Essa combinação natural é perfeita. Enquanto o cipó machuca, a saracura dá um jeito de curar. “O que não pode continuar é esse menino brincar com os sentimentos da minha filha”, dizia o velho Tuxaua, na comunidade.

Na tradição indígena, isso é um grande problema entre os jovens. Há uma tendência natural para a gravidez precoce e muitos iniciam a vida sexual na adolescência. Muitos jovens e adolescentes passam a ter vida marital bem cedo, antes do casamento. Talvez em um contexto da cidade grande não faça tanto sentido ameaçar com chicote de cipó os que brincam com os sentimentos amorosos de alguém, mas as consequências e o tempo continuam dando chicotadas sem parar. Quem faz escolhas erradas apanha a vida toda.

O conselho de Deus para esse tempo de amores descartáveis é: “Alegre-se com a mulher da sua mocidade” (Pv 5:18). Ou seja, tenha o desejo de conhecer alguém e se relacionar com o objetivo de respeitar, amar, valorizar e com a boa intenção de viver em família com a pessoa amada, até que a morte os separe. Com esse objetivo, é possível encontrar uma pessoa virtuosa para compartilhar a vida.

Não entre na onda de brincar com sentimentos alheios. Valorize as pessoas, seja verdadeiro sobre suas intenções e não machuque corações. Deus valoriza isso, e você colherá frutos de paz e harmonia por toda a vida.