Sexta-feira
23 de junho
SATISFEITO COM A APARÊNCIA
Ninguém tenha de si mesmo um conceito mais elevado do que deve ter; mas, pelo contrário, tenha um conceito equilibrado. Romanos 12:3

Uma pesquisa feita pela empresa Unilever/Dove envolveu 3 mil mulheres em 10 países e revelou o quanto a insatisfação com o corpo tem prejudicado a rotina. As conclusões foram: 7 em cada 10 mulheres deixam de fazer alguma atividade quando se sentem feias; 29% desistiram de ir à praia; 17% evitaram explicitar uma opinião em público; 16% não foram a uma entrevista de emprego; 13% faltam à escola; 8% faltam ao trabalho; e 22% das meninas de 15 a 17 anos já deixaram de comer para perder peso. 

Certamente a estatística também envolve o universo masculino. Não importa o sexo, existem até aqueles que, ao receberem um elogio, menosprezam a si mesmos. Podem até possuir um corpo bonito, mas “precisam” achar defeito em alguma coisa. 

Por que estamos sempre insatisfeitos com a aparência? Talvez um dos motivos seja a comparação que fazemos com os padrões de beleza idealizados pela sociedade. A própria mídia vende a imagem de um corpo perfeito e inatingível. Juntamente com ele, vem uma infinidade de produtos que prometem beleza. Esse apelo é tão forte que tem gerado uma sociedade doente, ansiosa e com alto grau de insatisfação. 

Será que é possível amar a si mesmo na medida certa e ter uma autoestima bem regulada? Eis algumas dicas que podem ajudar: 

1) Não se compare com outras pessoas. Você não precisa ser igual a elas, nem elas iguais a você. Cada ser humano é único! 

2) Pense em características positivas que você tem e dê valor a elas. 

3) Aceite elogios quando eles acontecerem naturalmente e acredite neles. 

4) Evite pensamentos de autopiedade, como: “Eu não sirvo para nada”, “Ninguém gosta de mim”, “Todos me acham feio(a)”. O sentimento de pena torna a pessoa passiva diante da própria vida e da própria felicidade. 

5) Valorize mais você. Ao gostar de si mesmo, você abrirá portas para que outras pessoas tenham a mesma postura. 

Lembre-se de que Deus ama você infinitamente. Por isso, Ele quer que você tenha uma autoestima equilibrada. Nunca se esqueça de que, em todo o Universo, não existe ninguém igual a você.