Um homem em um carro de luxo olha para um helicóptero e pensa: “Como eu gostaria de ter um helicóptero.” Ao lado, há outro homem em um valioso carro off road pensando sobre o carro de luxo: “Esse é o meu sonho.” Paralelo a ele, está outro homem em um carro novo pensando: “Um off road não seria nada mal.” Ao lado, outro homem pensa em seu carro velho: “Um carro novo é meu sonho.” Nesse momento, um ciclista olha para o carro velho e deseja: “Como eu gostaria de ter um carro.” Um homem na parada de ônibus cogita: “Como gostaria de ter uma bicicleta.” Da janela de um apartamento, um homem em cadeira de rodas lamenta: “Puxa, aquele homem na parada de ônibus pode ir aonde quiser.”
Esse é o enredo de um vídeo que circulou pelas redes sociais que trata basicamente da característica humana de não se satisfazer com o que tem. Sempre estamos querendo ter as coisas do outro. Nosso celular não é o melhor, a casa em que moramos podia ser igual à do colega, o carro do meu pai é inferior ao do pai do meu amigo. E por aí vai…
O provérbio de hoje trata sobre estar satisfeito. O apetite sobre o qual o texto fala não é apenas a vontade de comer, mas refere-se a tudo quanto gostaríamos de possuir na vida. Muitos de nós têm no coração um sentimento de insatisfação constante. São pessoas que estão sempre de olho nas coisas dos outros e são incapazes de se alegrar com o que têm.
Essa é uma situação que caracteriza quem ainda não entregou completamente a vida a Deus. Como existe um vazio no coração, tentam preenchê-lo com coisas, títulos e dinheiro. A fome por mais é tão grande que não pode ser saciada.
O apóstolo Paulo nos dá uma lição muito forte sobre esse assunto: “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso Naquele que me fortalece” (Filipenses 4:12, 13).
Quando entregamos a vida nas mãos de Jesus Cristo, Ele ocupa todos os espaços do nosso ser, de tal forma que, embora não tenhamos tudo o que gostaríamos de ter, somos felizes com o que temos. A única fome que deve ser constante em nossa vida é a fome por Deus. Dele nunca deveríamos estar completamente saciados. Buscá-Lo mais é nosso dever hoje e o será por toda a eternidade.