Segunda-feira
17 de abril
SATISFEITOS
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos. Mateus 5:6

Após a entrada do pecado no mundo, um buraco gigantesco foi aberto no interior do ser humano. Ali residem nossas carências, anseios e insatisfações, que vão desde a vontade de comer e beber até a necessidade de uma experiência real com Deus. Fomos criados para a plenitude, mas ela escapou das nossas mãos em decorrência de uma só escolha. O que nos restou foi um vácuo, ou como disse o escritor Dostoiévski, “um vazio do tamanho de Deus”, que clama por preenchimento. 

Não importa o que buscamos na vida, sempre estaremos insatisfeitos. É como se o coração funcionasse no modo loop, sem linha de chegada ou bandeira quadriculada. Talvez o indivíduo que mais reconheceu isso tenha sido o rei Salomão. Mesmo experimentando praticamente tudo, no final da vida ele disse: “Percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento” (Ec 2:11). 

Na quarta bem-aventurança, Jesus apresentou a solução para o vazio do coração humano ao dizer que, em Seu reino, haveria saciedade para aqueles que têm “fome e sede de justiça”. Essas palavras soaram estranhas para alguns, pois eles esperavam um Messias que resolvesse apenas as questões políticas. Eles representam os crentes do “aqui e agora”: pessoas que exercitam a fé somente na direção daquilo que é material, tangível. Para gente assim, o apóstolo Paulo dirige as duras palavras: “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos as pessoas mais infelizes deste mundo” (1Co 15:19, NAA). 

Jesus projetou o nosso olhar para além das coisas. A “justiça” a que o Mestre Se referiu é mais do que um código de normas ou uma experiência exterior, como ensinavam os líderes religiosos de Sua época. A justiça está relacionada a uma Pessoa divina, que é padrão de santidade, fidelidade e amor (Jr 23:6). 

Você tem se relacionado com Jesus, a Justiça encarnada? Ele é aquilo que oferece. Em João 6:35, Ele afirmou: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a Mim nunca terá fome; aquele que crê em Mim nunca terá sede.” Lembre-se de que existe em seu coração um abismo que só Jesus pode preencher. Então, passe tempo com Ele. Medite em Suas palavras. Essa é a “refeição” mais importante do dia.