Sábado
08 de abril
SAUDADE
Tenho muito que lhes escrever, mas não é meu propósito fazê-lo com papel e tinta. Em vez disso, espero visitá-los e falar com vocês face a face, para que a nossa alegria seja completa. 2 João 12

Segundo alguns linguistas, a palavra “saudade” é uma das mais difíceis de ser traduzidas no mundo. As expressões te extraño em espanhol e I miss you em inglês até que tentam, mas não conseguem definir a dimensão do sentimento luso-brasileiro de saudade. O termo, originado do latim solitas, descreve a dor daqueles que estão distantes do objeto amado. Para o poeta Mário Quintana, esse sentimento é tão profundo que “faz as coisas pararem no tempo”. 

Você tem saudade de alguém? Já ficou com o coração apertado pela ausência de um amigo ou parente? Lembro-me da comovente cena do reencontro entre familiares coreanos que ficaram separados por mais de seis décadas. Desde o fim da Guerra das Coreias em 1953, a fronteira entre os países permanece fechada. 

Entretanto, desde 2010, os dois países vêm organizando encontros limitados entre parentes que foram separados pelo conflito. Lee Geum-Sum, por exemplo, é uma senhora de 92 anos que não via o filho desde que ele tinha três anos de idade. O reencontro deles foi em 2020. “Provavelmente não vou reconhecê-lo”, disse ela. “Agora ele tem 71 anos.” Quando se encontraram, houve uma comoção profunda. Ambos tinham muita coisa para contar. Infelizmente, após algumas horas, eles tiveram que dar, talvez, o último adeus. 

O verso de hoje descreve a imensa saudade que o apóstolo João tinha da sua igreja. Para o discípulo amado, mandar cartas ou orar pelos “filhinhos na fé” não era suficiente. O pastor queria mais. A única solução era um reencontro “face a face”. Enquanto esse momento não chegava, João aconselhou o seu rebanho a praticar o amor, a obediência e a manter vigilância contra falsas doutrinas. 

Certamente João reproduziu o mesmo sentimento de Jesus. Antes de morrer, o Mestre disse: “Eu os verei outra vez, e vocês se alegrarão” (Jo 16:22). Jesus também não gosta de sentir saudade. O maior desejo Dele é ver a Sua casa cheia, repleta de pessoas salvas pela graça. Você quer participar desse encontro? Lá não haverá mais despedidas nem o último adeus. Essa é uma das lições do menor livro da Bíblia.