Segunda-feira
08 de novembro
Saúde emocional
O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. Provérbios 17:22

Você tem boa saúde mental? Pode ser difícil responder a essa pergunta porque somos seres complexos. Mas também é verdade que não devemos ignorar nossas necessidades interiores.

Frequentemente somos lembrados de nossas necessidades físicas e materiais; elas são realmente importantes. No entanto, se por conta de nossa fragilidade, medo da humilhação, da insignificância ou por insegurança, valorizamos mais o exterior que o interior, mais cedo ou mais tarde nossa saúde mental pagará o preço. A satisfação das necessidades materiais nunca deve ser um fim em si mesma. Seu valor está em apoiar o desenvolvimento espiritual. Nossa mente deve ser soberana, não o contrário.

Jesus Cristo, o médico das emoções, nos conhece muito bem. Ele é capaz de nos guiar na caminhada à saúde plena. Só Ele pode fazer com que aceitemos a nós mesmos como somos. Só Ele pode nos ajudar a superar nossas limitações e defeitos, bem como a administrar nosso desânimo e nossa força de vontade. O eu obscurece nossa percepção da realidade e de nossas reais necessidades, como se usássemos aqueles óculos que alteram a realidade. Entretanto, Cristo nos revela claramente quem somos e qual é nosso real valor. Só Ele é capaz de nos ensinar a respeitar nossos desejos e sentimentos, e a decidir sabiamente o que faremos com eles.

Não se engane. Nossa saúde mental é dependente de nossa relação com os outros. Somos seres interdependentes e não podemos negar isso, apesar de grande parte de nossos problemas serem fruto dos nossos relacionamentos. É realmente difícil descobrir o caminho do viver pleno, mas isso está intimamente relacionado com as boas decisões que tomamos em relação a outros. Por meio dos relacionamentos, exercitamos nossa capacidade de tomar boas decisões.

Coloque sua vida nos caminhos do Senhor. Sua saúde mental depende da coerência de suas ações em relação a Deus e ao próximo. Viva à altura de seus princípios e não se esqueça: problemas espirituais têm soluções espirituais. Deus criou você para uma vida plena, cheia de autonomia e domínio próprio.