A quele foi o dia mais feliz para Salomão. Provavelmente tenha sido o mais importante da história do povo judeu. Era a inauguração do templo. O rei fez uma oração que é considerada uma das mais belas e completas orações da Bíblia. Ao final, o rei de Israel convidou o Rei do Universo para morar no meio do povo. Uma linda oração humana, que recebeu uma tremenda resposta divina. Essa poderosa prece não termina com “Amém”, mas com fogo.
No meio da resposta de Deus à oração de Salomão, aparece o verso de hoje que apresenta o segredo para o reavivamento do povo de Deus em qualquer época. O que Deus pede? Humilhe-se. Ore. Busque. Arrependa-se. Quatro verbos humanos, seguidos por três bênçãos divinas: Ouvir. Perdoar. Curar. Deus ouve quando nos humilhamos diante Dele. Perdoa quando nos humilhamos diante Dele. Cura quando nos humilhamos diante Dele.
Humilhar-se diante de Deus é reconhecer nossa pobreza espiritual. Jesus disse que há certas condições para recebermos as bênçãos do reino de Deus. A primeira é ser pobre de espírito (Mt 5:3). Do ponto de vista espiritual, não temos nada. Precisamos ter consciência de nossas fraquezas e reconhecer que somos fracos. É assim que o poder de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza.
A palavra humilhar vem do hebraico kana e significa “ajoelhar”. Talvez esse gesto seja o mais representativo para a humildade. O pecador não arrependido é orgulhoso demais para orar. Oração é submissão, dependência, rendição. O orgulho não tolera essas coisas. Na oração, abrimos mão de achar que somos alguma coisa. Somente os humildes oram de verdade.
Você não acha que estamos vivendo hoje numa situação em que precisamos nos humilhar diante do Todo-Poderoso? Se formos humildes, deixaremos Deus ser Deus em nossa vida. Se permitirmos, um relacionamento real com Ele vai começar. Que o Senhor tenha misericórdia de nós!