Domingo
27 de fevereiro
Sedução
A tentação vem de nossos próprios desejos, que nos seduzem e nos arrastam. Tiago 1:14, NVT

Era inverno e fazia frio. Ainda assim, o garoto ficou eufórico com a ideia de ir à praia. A família viajou várias horas e, ao chegar à costa, naquela tarde ensolarada, não pôde esperar nem um minuto mais. Inadvertidamente, lançou-se ao mar e se divertiu como nunca. Contudo, quando saiu da água, estava tremendo de frio e com os lábios roxos. A beleza do cenário, o vai e vem das ondas e o desejo de entrar na água impediram aquela família de pensar no óbvio: frio não combina com banho de mar.

Ao falar de sedução, a Bíblia põe em destaque três coisas ao menos: atração sexual (Jz 16:20, Ex 22:16, 1Sm 2:22, Jó 31:9, Pv 7:21, 2Pe 2:14), desejo de luxo e riqueza (Mt 13:22, Mc 4:19) e adoração de falsos deuses (Êx 34:16, Na 3:4). Nos três casos, o elemento-surpresa, o encanto e o prazer imaginados têm um enorme poder sedutor. A Bíblia não proíbe nem o sexo lícito nem as riquezas legítimas, mas a idolatria, de qualquer tipo, sim. Obviamente, para essa prática há um sinal vermelho. Nas outras duas, porém, há um “convidativo” sinal amarelo que, para muitos, é como se dissesse “Acelera que dá! Experimenta!” Por quê? Afinal, qual é o problema de passar no amarelo?

A razão é que, assim como a água fria de uma praia desconhecida, a luxúria e o luxo podem frustrar você depois que a sensação de prazer acabar. O valor da vida não depende da roupa que vestimos nem de quão popular alguém possa ser. Não somos cobaias. Seu corpo não é um experimento. Você só duvidará disso se acreditar que é um animal sem dono, abandonado à própria sorte, fruto das forças cegas do acaso. Nenhuma satisfação momentânea compensa a perda da felicidade eterna. Não se trata de sacrificar o presente para garantir o futuro. Trata-se de tirar o máximo de proveito da vida, tanto agora como depois, sem ignorar os conselhos de amor Daquele que criou a complexa teia da vida.

Há pessoas que terão medo de usar sua liberdade; outras a usarão mal, seguindo inclinações erradas. Jesus veio para mudar essa realidade. Quem decide imitá-Lo e segui-Lo por amor terá condição de fazer as escolhas certas e ficará livre dos enganos da sedução. Experimente essa bênção em sua vida e não se engane com as ondas frias do pecado.