Espero que você tenha entendido que a vontade de Deus é absoluta. Ele é Deus no Céu e na Terra, e a vontade Dele acontece no tempo Dele. Contudo, também precisamos entender que Deus permite que determinadas coisas aconteçam. É a vontade permissiva de Deus. Você também precisará exercer vontade para que a vontade de Deus se faça em sua vida. Também espero que você tenha entendido que não deve procurar um verso da Bíblia que apoie o que você quer. Finalmente, vamos entender agora que somos participantes ativos do processo e responsáveis por aquilo que acontece.
Estamos debaixo da poderosa mão de Deus, mas isso não elimina a responsabilidade que temos por nossas decisões. Por isso, Deus nos oferece três lanternas para nos auxiliar a fim de que Sua vontade soberana, que acontece nos Céu, se efetive na Terra. São elas: o Espírito Santo, as Escrituras e o povo de Deus.
O Espírito Santo foi dado para nos corrigir (Jo 16:8). Nosso coração é enganoso e inclinado para o mal. Ele costuma empurrar a sujeira para debaixo do tapete, mas o Espírito nos coloca em sintonia com o Céu e nos faz ver tudo o que precisa ser corrigido em nossa vida.
“Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra” (Sl 119:105, ARA). Às vezes, a vida proporciona muitos confortos, alguns dos quais nos afastam do plano de Deus. Mas, quando nos demoramos em Sua Palavra, nosso caminho é clareado e é colocado em nosso coração o desejo de que nossa vida esteja em harmonia com a vontade de Deus.
Por último, todos precisamos de um relacionamento adequado no corpo de Cristo. Suplicamos uma bênção para Deus e pedimos que Ele faça Sua vontade. Então Ele nos coloca para conviver com pessoas difíceis para desenvolver em nós os atributos de Seu caráter. Comunhão sincera com os outros antecipa um pedacinho do Céu na Terra.
O Espírito Santo, a Palavra e o povo de Deus são três fontes por meio das quais Deus começa a manifestar Sua vontade neste lado de cá da eternidade.