Quinta-feira
22 de julho
Sem palavras
Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Gálatas 2:20

Muitas vezes nos preocupamos em servir de auxílio para que algumas pessoas queridas e desorientadas mudem de rumo e abandonem aquilo que ameaça a saúde, o bem-estar e a alegria delas. Assim, desenvolvemos estratégias que possam alcançar o coração de familiares e amigos que não queremos ver longe da verdadeira felicidade. Preparamos conselhos, orientações, compramos livros para presenteá-los na esperança de aquela mensagem alcançar um coração fechado e endurecido.

Todo esse esforço é importante porque demonstra o cuidado e o amor que temos por pessoas especiais para nós. Sonhamos vê-las experimentar uma vida transformada; afinal, não conseguimos imaginar a eternidade sem elas. Apesar de todo o esforço, muitas vezes elas se afastam cada vez mais e parecem nos evitar e rejeitar.

Existe esperança para esses casos? A Bíblia revela que há uma maneira de pregar o evangelho usando uma estratégia infalível. É claro que os métodos convencionais são válidos, mas não podemos nos esquecer desse princípio: “Se ele não obedece à palavra, seja ganho sem palavras, pelo procedimento de sua mulher, observando a conduta honesta e respeitosa de vocês” (1Pe 3:1).

O que esse texto quer dizer? Significa que se uma mulher tem um marido que não crê em Deus nem obedece à Palavra, que ele seja ganho pelo exemplo, pela doçura, pela bondade de quem ama a Cristo. Tudo isso sem usar palavra alguma. Significa falar com o silêncio, com o amor, a obediência e a paciência, usando nada mais que o tempo e os frutos de uma vida transformada. “Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim” (Gl 2:20).

O ponto central dessa mensagem é que podemos ser bem-sucedidos em nossos esforços de pregar o evangelho a fim de que pessoas sejam salvas e transformadas à semelhança de Cristo por meio do testemunho. Somente Deus, por intermédio do Espírito Santo, pode converter alguém. Nessa tarefa, somos Seus aliados, falando por meio de nosso testemunho e de nossas atitudes cristãs.