Quinta-feira
12 de março
Semear com lágrimas
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmo 126:5, 6

Deus sempre nos surpreende com bênçãos maiores do que esperamos. Semear não é fácil. Pergunte a qualquer agricultor, e ele lhe contará sobre os sacrifícios e privações da semeadura. É um trabalho árduo, cansativo, doloroso.

Passamos pela vida semeando e chorando. Na verdade, choramos enquanto semeamos. As lágrimas têm um papel importante na vida. Elas são capazes de expressar nossos sentimentos de uma maneira única. Elas têm diferentes significados para cada pessoa. Cada lágrima tem um motivo e uma dor própria.

Quando estava à beira da morte, o rei Ezequias clamou ao Senhor, e Ele respondeu: “Ouvi sua oração e vi suas lágrimas” (2Rs 20:5). O Senhor sempre oferece cuidado, carinho e atenção para quem chora.

Davi tinha certeza de que suas lágrimas não passariam despercebidas. No Salmo 56:8, ele diz que o Eterno recolhe suas lágrimas num odre e faz um registro em Seus livros. Ele não apenas guarda o sabor de nossas lágrimas, mas também toma nota dos sentimentos que existem por trás delas.

Vivemos em um mundo injusto. Às vezes, a vida requer um preço alto a ser pago. Laços emocionais nos prendem a pessoas que não merecem nosso amor ou preocupação. Nessas circunstâncias, precisamos aprender a derramar lágrimas de compaixão. Quando semeamos com o coração quebrantado, temos a garantia de uma colheita abençoada.

Alguns têm chamado esse período de semeadura de “ministério das lágrimas”. Nem todos estão preparados para carregar esse fardo. No entanto, algumas vezes Deus escolhe alguns filhos especiais e coloca em seus ombros o fardo de alguém; em geral, um filho. Pode ser também um amigo, um colega ou um vizinho. Cada lágrima envolve doação e se torna uma peça na restauração de uma nova vida para o Senhor. Spurgeon chamou as lágrimas de “orações líquidas”.

Qual foi a última vez que você chorou por um amigo que está longe dos caminhos do Senhor? Quando foi que você sentiu seu coração partir porque um colega rejeitou a graça de Jesus? Essas lágrimas são especiais para Deus, e Sua promessa é que “o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã” (Sl 30:5, NAA).