Quarta-feira
11 de março
Semear o bem
E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Gálatas 6:9

Para colher uma safra, primeiro devemos plantar a semente. O que você planta no presente determinará o que colherá no futuro. É muito fácil nos cansarmos de fazer o bem, especialmente quando a colheita parece demorada. A aparente demora em ver o resultado do que fazemos em favor dos outros pode nos desanimar sim. Porém, a promessa de Deus é que quem pratica o bem um dia verá os frutos. No tempo certo, Deus nos dará boa colheita.

O que Paulo quis dizer com “fazer o bem”? Ele acrescenta no verso 10 que devemos fazer “o bem a todos, especialmente aos da família da fé”. Creio que Paulo esteja falando aqui das boas ações que devem ser praticadas por todos os cristãos. Isso deve se tornar um princípio da vida do filho de Deus. Nosso coração precisa ser sensível às necessidades dos que estão à volta. Não fazemos isso para vê-los convertidos. Agimos assim porque o amor transborda em nós.

O pedido de Paulo é que não nos cansemos de fazer o bem. O bem tem que continuar sendo praticado em nosso mundo, mesmo quando se percebe que é o mal que está sendo promovido em grande escala. Fazer o bem inclui a ideia de ajudar os outros, mas não apenas isso. Devemos também amar todas as pessoas e fazer o possível para minimizar o sofrimento do próximo. Esse amor deve ser direcionado a todos, mas nossa primeira responsabilidade é com os “da família da fé”.

Em muitos textos do Novo Testamento, a Bíblia se refere aos cristãos como irmãos e irmãs. De fato, somos parte de uma grande família. Esse conceito de igreja como família nos dá uma nova visão do que devemos fazer pelos nossos irmãos. Como família, devemos servir, ajudar, aconselhar e apoiar uns aos outros. Se assim fizermos, logo seremos recompensados!