Quarta-feira
11 de outubro
Sementes
Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se um grão de trigo não for jogado na terra e não morrer, ele continuará a ser apenas um grão. Mas, se morrer, dará muito trigo. João 12:24

Murilo, 33 anos, casado, evangelista voluntário e plantador de igrejas. Com um disparo sem piedade, o assaltante interrompeu a trajetória desse jovem cheio de fé e sonhos. Aquela bala maldita tirou da vida um pai, esposo e futuro pastor. Restariam apenas lágrimas, se não fosse o evangelho.

No dia do funeral, o inusitado aconteceu. Quatro pessoas que estudaram a Bíblia com Murilo decidiram ser batizadas. A cerimônia foi realizada na igreja no mesmo momento em que o corpo do instrutor bíblico era velado.

A morte de uma pessoa resultou na vida de quatro novos cidadãos para o reino de Deus. Aqueles que presenciaram as cerimônias são unânimes em afirmar ter sido a coisa mais linda que viram.

Nada justifica a violência da qual esse jovem foi vítima, mas não existe maneira mais épica e gloriosa de se despedir de um evangelista apaixonado pela salvação de pessoas do que misturar às lágrimas do sofrimento da perda as lágrimas de alegria de ver gente sendo salva para o reino de Deus.

Em certo sentido, essa situação exemplifica a mensagem de Jesus no versículo de hoje. A morte de Cristo foi a semente de vida da humanidade. Se Ele não tivesse escolhido se entregar como sacrifício, estaríamos todos condenados e sem esperança.

Para ilustrar essa preciosa verdade, Jesus se apropriou de um símbolo da natureza: “Um grão de trigo colocado no solo morre como grão, mas a vida não é destruída. Há na semente um germe de vida que a dissolução da mesma não pode destruir. No crescimento da nova planta, uma semente produz muitas sementes. Contudo, essa multiplicação não ocorre se a semente não for lançada no solo” (Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 5, p. 1136).

Aos 33 anos, Jesus, a semente da vida eterna, foi lançado no lamaçal de pecado e morte do mundo para fazer germinar, brotar e florescer o “trigo” que alimenta a vida eterna em todo aquele que nele crê. Foi por conta dessa Semente que outras sementes, como Murilo e os salvos de todos os tempos, puderam nascer no reino de Deus. Permita que Jesus seja plantado no solo de seu coração e torne-se também uma semente de salvação.