Sábado
06 de julho
Servos da justiça
Uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça. Romanos 6:18

Deus nos criou para sermos livres, mas o pecado nos tornou escravos. Antes da conversão, estávamos todos sujeitos ao mal e, mesmo sem querer cair, não éramos capazes de resistir (Rm 7:15-24).

O Senhor, porém, pagou o preço de nossa redenção. Pela graça, deixamos de ser dominados pelo pecado, para nos tornarmos servos que se submetem voluntariamente à justiça de Cristo. Segundo Ellen White, essa transformação ocorre porque Jesus “salva os seres humanos, não em pecado, mas do pecado; e os que O amam manifestarão Seu amor por meio da obediência” (O Desejado de Todas as Nações, p. 668).

A liberdade em Cristo não é uma oportunidade para fazermos o que queremos. Deixamos de ser escravos do pecado para nos tornamos servos submissos a Cristo. A obediência deixa de ser uma opção e se torna uma condição. Por isso, o Senhor nos entregou os Dez Mandamentos e não dez sugestões. A vida cristã é uma luta diária contra o próprio eu, “a maior de todas as batalhas. […] A pessoa deve se submeter a Deus antes de ser renovada em santidade” (Caminho a Cristo, p. 43).

Paulo experimentou essa submissão ao se tornar “servo de Jesus Cristo” (Rm 1:1). Quando era maltratado, ele não tinha mais o direito de retribuir de acordo com seus impulsos. Quando era tentado, não tinha mais a “liberdade” de seguir os desejos do coração. Quando se envolvia em atividades comerciais, não podia mais ser egoísta. Ele entendeu que, como servo, devia representar e honrar o Senhor em todas as coisas.

Há uma identidade envolvida nessa submissão. É preciso realmente deixar muito claro de que lado estamos para que o inimigo não misture sutilmente as coisas e, sem notar, nos leve gradualmente a ser escravos do pecado outra vez. Ellen White alerta: “Essa distinção será mais assinalada, mais decidida, ao nos aproximarmos do fim do tempo” (Para Conhecê-Lo, p. 308).

A decisão de sermos servos de Cristo depende de nós, mas a transformação do coração só pode ser feita pelo Senhor. A mensagem de esperança para nós é: “Se consentirmos, Ele Se identificará tanto com os nossos pensamentos e ideais que dirigirá o nosso coração e espírito em conformidade com o Seu querer, e, obedecendo-Lhe, estaremos apenas seguindo nossos impulsos” (O Desejado de Todas as Nações, p. 668).

Experimente essa transformação hoje e peça que o Espírito Santo faça de você um servo mais fiel e submisso.