Domingo
28 de março
Simbiose entre os diferentes
O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus. Romanos 15:5

Ao plantar as pequenas mudas de mandacaru e trepadeira, a quase dois metros de distância uma da outra, surpreendi-me um ano depois, vendo o abraço da enorme e florida trepadeira no grande e espinhoso mandacaru.

Minha visão pode ser poética; afinal, trepadeiras e mandacarus não pensam e não amam. Mas a natureza sempre nos ensina lições.

Os seres humanos são complexos e diversos. Por isso surgem mal-entendidos, brigas e afastamentos. Algumas circunstâncias podem justificar esses desfechos, pois certas ações são intencionalmente destrutivas, mas boa parte das interações pode ter outro fim.

Carl Jung e Isabel Myers definiram 16 tipos de personalidades. Você pode encontrar como “Teste Myers Briggs” na internet. Esses testes são úteis para o autoconhecimento, mas não devem servir para se justificar maus comportamentos e comodismo.

Analista, Diplomata, Sentinela ou Explorador – não importa seu grupo de personalidade, você tem forças e fraquezas, características a manter e outras a mudar. Isso deve lembrá-la de que seu perfil não a torna a única referência no mundo de certo e errado, absoluto, bom e ruim.

Por sermos diferentes uns dos outros, quando o próximo age de forma adversa da nossa, tendemos a subestimar não somente suas ações, mas também suas intenções. Podemos julgar atitudes alheias destrutivas, pois parece fazer parte dos atributos humanos agir assim e tomar decisões, mas ninguém tem o direito de julgar as intenções por trás das atitudes alheias.

Jesus Se referiu a esse julgamento quando disse “Não julgueis”. Portanto, façamos juízo apenas das próprias intenções.

Bom seria se nunca esquecêssemos isso. Assim, senhores e senhoras espinhos não precisariam ser rotulados como ofensores intencionais, mas como seres determinados e fortes que oferecem apoio; e senhores e senhoras trepadeiras floridas não precisam ser rotulados como sonhadores e românticos demais, e indignos de crédito, mas empáticos, altruístas, relacionais, que demonstram sensibilidade, que simplesmente têm prazer em se doar aos outros.

Mesmo sendo diferente dos outros e tendo defeitos, interaja construtivamente para que, na soma do seu melhor com o melhor do outro, seu arredor se torne florido.