Cores, ruídos, formas e atitudes estão entre os sinais usados por muitos bichos para dizer: “Alto lá! Não se aproxime de mim. Tenho gosto ruim e posso envenenar você.” Nem sempre o veneno mata o predador, mas o gosto repulsivo e a possibilidade de ficar doente normalmente o afasta. Quem come uma vez aprende a lição e evita se aproximar de novo. Os insetos não injetam veneno no predador. Na verdade, o veneno só faz efeito quando o bicho é mastigado ou sugado.
Tanto na fase adulta como na fase de lagarta, a maioria das borboletas e mariposas armazenam veneno no corpo. Esse é um dos motivos por que apresentam cores e desenhos tão apelativos. As borboletas-monarca têm veneno capaz de matar pássaros desavisados. Acontece que, na fase de larva, as lagartas devoram grandes quantidades de folhas de plantas venenosas. As toxinas da planta ficam acumuladas em seu corpo. Se ingerido, o veneno faz o coração do predador se descontrolar, provocando dificuldade de respiração. Os habitantes do Kalahari, África, usam o veneno de um besouro para envenenar a ponta de suas lanças. O veneno é tão forte que pode matar um elefante em 30 minutos.
E como fazem as mariposas que voam à noite? Como seria impossível enxergar suas cores, emitem sons estridentes que dizem aos morcegos que elas têm gosto ruim. A mariposa-tigre, que voa ao amanhecer e ao anoitecer, usa cores e sons para alertar possíveis predadores. Na maioria das vezes dá certo.
Jesus falou de vários sinais que indicariam o tempo de Seu retorno à Terra. Sinais no mundo físico (terremotos, destruição da natureza), no mundo social (guerras, fome, doenças, desobediência aos pais, falta de amor na família) e no mundo espiritual (falta de fé em Deus, ódio, amargura).
Tem gente que gostaria de ter uma data fixa para agendar esse momento e se preparar para ele. Mas Deus resolveu dar sinais indicadores. O que você sente ao olhar ao seu redor e ver esses sinais? Não precisamos ter medo. Podemos levantar os olhos para o céu com alegria e agradecer ao Senhor porque o grande dia está chegando, o dia da vinda do nosso Salvador. As cores, formas e sons do mundo mostram isso. Fique firme!