O tatuí é um crustáceo que vive em todas as praias da costa brasileira, e mesmo sendo de cor branca, que o confunde com a areia, é achado com facilidade. Apesar do tamanho (3 centímetros), é caçado por gente que gosta de comer esse tipo de bichinho. É usado como isca pelos pescadores e recebeu esse nome por causa da semelhança com o tatu.
Tem carapaça arredondada e cabeça comprida, cava buracos não muito profundos e aí permanece na beira da toca, esperando a passagem de microrganismos trazidos pela água. Colocar o pescoço para fora da toca pode significar o fim da vida para ele. O balanço da água muitas vezes atira-o para longe, momento em que pode ser facilmente capturado. O tatuí vive escondido na areia, pois essa é a sua estratégia de sobrevivência.
Depois de matar Abel, Caim decidiu passar o resto da vida fugindo. Seu pecado criou sua síndrome: viver escondido. O medo de alguém, de alguma coisa ou de si próprio é que faz a pessoa se esconder. Ela camufla o medo real ou imaginário com:
1. Pessimismo – A pessoa sempre tem supostas razões para deixar de fazer isso ou aquilo: “Não adianta estudar, eu não vou aprender mesmo.” Isso é um ato covarde, porque falta a coragem para conquistar o que se deseja.
2. Escrúpulo – O rigoroso já foi chamado de um “pequeno covarde irritado”. Ele se esforça para se mostrar muito certinho por fora, mas no seu íntimo há muita coisa fora do lugar. Quando Jesus acerta o interior, o exterior se arranja.
3. Timidez – O que assusta o tímido não é o agir errado, mas ficar mal perante os outros. Pense no que Jesus pensa de você. Isso é muito mais importante.
A síndrome de Caim foi motivada pela falta de amor ao seu irmão. O apóstolo João diz que “no amor não há medo; pelo contrário o perfeito amor expulsa o medo” (1 João 4:18). Um escritor disse que o medo é um gigante que se alimenta da carência. Não se deixe vencer por ele. Identifique seus disfarces, tente saber os motivos que o levam a sentir medo e lute a fim de derrubar esse inimigo. Conte com Jesus para isso. Com Ele ninguém precisa se esconder.