Segunda-feira
23 de janeiro
Sobremesa
O ser humano não vive só de pão, mas de tudo o que Deus diz. Mateus 4:4

Na época do namoro, eu e a família de minha esposa resolvemos mudar, aos poucos, nossa alimentação. Em um sábado, lá estava eu “batendo ponto” no almoço na casa de meus sogros com um casal de amigos, que também estava no processo de mudança alimentar. A comida estava maravilhosa. Minha namorada ficou responsável pela sobremesa.

Como estudante de pedagogia, ela resolveu equilibrar o processo de “ensino-­aprendizagem” de nossa nova dieta. Fez, então, duas sobremesas: uma “do bem” e outra nem tanto. Porém, Ariane cometeu um erro estratégico. Serviu primeiro a açucarada maria-mole. Caímos de cabeça no doce. Depois de um tempo, minha namorada disse: “Agora vem a outra.” Nunca vou me esquecer daquela sobremesa “do bem”: abacaxi com ricota. Eu não sei se abacaxi com ricota é gostoso (até porque Ariane engavetou a receita definitivamente). Mesmo que fosse, naquele dia jamais seria, porque nossa boca estava contaminada com o açúcar.

Isso me faz pensar que o sabor da Palavra de Deus é infinitamente superior ao do pecado. Foi mais ou menos isso que Jesus quis dizer, no versículo de hoje,
ecoando seu ensino de séculos antes. No deserto, os israelitas estavam chamando o maná, que o Senhor providenciara para sustentá-los todos os dias, de “pão terrível”, enquanto salivavam pelas panelas de carne do Egito.

O problema não estava com o maná, que certamente era delicioso, pois era feito na “padaria” do Céu, e Deus não faz nada ruim. A questão era o paladar contaminado do povo, acostumado apenas com a dieta egípcia. Isso indica que, se quisermos ter prazer no que Deus oferece, precisamos nos “desintoxicar” das coisas pervertidas do mundo.

Por exemplo, não dá para ter prazer em assistir ao culto da igreja se passamos a semana inteira na internet ou na frente da TV e não dedicamos tempo de qualidade para buscar a Deus. Assim, as coisas do Céu vão parecer sempre chatas mesmo, e o banquete que o Senhor serve todos os dias será para nós como “abacaxi com ricota”, porque nossa boca está cheia da maria-mole do pecado.

Por isso, resolva hoje tirar de sua vida tudo que impede você de sentir prazer em Deus. Faça do Senhor a sua fonte prioritária de alegria. Sabe o que vai acontecer? As coisas de Deus vão assumir um novo sabor, e você, a cada dia, vai se deliciar com as sobremesas de Deus.