Sábado
27 de abril
SOLIDÃO
Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a Minha mão direita vitoriosa. Isaías 41:10

Já experimentou viajar sem companhia ou passar um dia em um parque de diversões sem alguém do lado? E o que dizer de conhecer um novo restaurante sozinho? É meio estranho viver essas experiências sem ter com quem dividi-las. Algo parece incompleto. Sem dúvidas, um dos maiores medos que carregamos é o medo da solidão. Não fomos projetados para uma vida assim. 

Sou pastor há 14 anos. Nos meus dez primeiros anos de ministério estava solteiro. Nesse tempo, trabalhei intensamente, com o desejo de oferecer o melhor às congregações que tive o privilégio de pastorear no Centro-Oeste do Brasil. Era como se tentasse compensar o fato de não ter uma família que pudesse ser referência para a igreja. Mas, no tempo certo, a graça me visitou, e eu conheci aquela que seria minha companheira de vida e ministério. 

Minha esposa se chama Melina. Ela é uma mineira linda, que sorri com os olhos e ama organizar as viagens que fazemos juntos. Ela é médica, mas, desde que se formou, nunca deu um plantão nem trabalhou durante um fim de semana sequer, e isso por escolha pessoal. Um dia estávamos conversando, e perguntei se ela não pensava em ter essa experiência. Além do valor financeiro, seria uma nova bagagem profissional. Disse que ela não tinha a obrigação de me acompanhar em todas as atividades, todos os finais de semana. Ela ouviu minha argumentação atentamente. Quando terminei, ela pegou uma das minhas mãos, olhou-me nos olhos e disse: “Meu amor, você passou dez anos no ministério sozinho. Vou acompanhar você em tudo que eu puder. Você nunca mais vai ficar sozinho.” Ainda não consigo descrever o efeito dessas palavras no meu coração. 

O verso de hoje traz uma declaração de amor de Deus ao Seu povo. A essência da mensagem é: “Vocês não precisam ter medo, pois Eu estou com vocês.” É como se Deus dissesse: “Vocês nunca mais vão estar sozinhos.” Isso não significava que o Senhor os tivesse abandonado ou Se afastado deles em algum tempo. É que um novo relacionamento se estabeleceria a partir de então. Pode ser assim com você hoje também. Aceite o convite. Coloque sua mão na mão poderosa do Eterno e avance sem medo.