Existe um jargão que diz que “somos aquilo que comemos”. A frase é usada especialmente por nutricionistas e outros interessados nas questões alimentares para tentar convencer as pessoas de se alimentarem melhor. Até pouco tempo, no entanto, essa afirmação precisava de comprovação científica.
Um estudo feito por cientistas da Universidade de Nanquim, na China, indica que aquilo que comemos pode realmente definir quem somos. Os cientistas ficaram surpresos ao encontrar uma grande quantidade de microRNA de arroz na corrente sanguínea de chineses e verificarem que esses elementos se relacionam com mudanças genéticas nessas pessoas.
As pesquisas sobre esse assunto continuam, mas ainda não existem conclusões absolutas. Mesmo assim, no que diz respeito à espiritualidade humana, já está comprovado: “Somos aquilo que comemos”, irremediavelmente! O provérbio de hoje fala a respeito de um grupo de pessoas que se alimenta da maldade. Elas constantemente abarrotam o “estômago espiritual” com coisas que moverão o comportamento delas para uma direção muito perigosa.
Aqueles que preferem “ingerir” pensamentos ruins, inveja, planejamento do mal, entre outras coisas, terminarão com a sua “genética espiritual” mudada para pior. Quanto mais vemos e ouvimos coisas ruins, menor será a possibilidade de reproduzirmos uma boa conduta na sociedade em que vivemos.
Da mesma forma, quanto mais nos alimentarmos com a boa comida do Espírito, melhor será a nossa “genética espiritual”. Por isso, devemos apenas ingerir alimentos espirituais que nos ajudem a crescer na vida cristã. Foi para isso que a “padaria do Céu” nos forneceu o Pão da vida. A Bíblia nos diz onde encontrar esse delicioso alimento.
Jesus disse: “Eu sou o pão vivo que desceu do Céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a Minha carne, que Eu darei pela vida do mundo” (João 6:51). Reafirmando essa ideia, o Salvador também disse: “Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a Mim nunca terá fome” (João 6:35). Todos aqueles que se fartarem desse Pão vivo estarão nutridos para viver eternamente.
Decida todos os dias se alimentar de Jesus por meio de Sua Palavra. Se você é aquilo que come, então nunca deixe de se alimentar da melhor comida espiritual que existe.