Terça-feira
18 de junho
Sonhadores
E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! Gênesis 37:19

José era o filho preferido de Jacó. Afinal, ele nasceu quando o pai tinha 91 anos de idade, e depois de uma espera de 27 anos por um filho de sua amada Raquel. Certamente seu nascimento foi uma ocasião especial para a família.

Além do fato de ser o preferido do pai, José era um sonhador. Essa combinação criou muitos problemas para ele em casa. Contou à família que tinha sonhado com uma colheita em que os feixes de seus irmãos se curvavam diante do feixe dele (Gn 37:7), e depois com o Sol, a Lua e as estrelas também fazendo o mesmo (Gn 37:9). Esses sonhos mudaram a vida de José.

A princípio, os sonhos lhe criaram tantos problemas que os próprios irmãos quiseram matá-lo, mas acabaram vendendo-o como escravo. Quando foi ­visitá-los em Siquém, de longe, já o reconheceram como “o sonhador”. Porém, eles tinham se esquecido de que é possível até acabar com um sonhador, mas nunca destruir seus sonhos.

Tempos depois, os sonhos o livraram da prisão, fazendo de José não apenas um líder poderoso, mas o salvador da própria família. Quando os sonhos vêm de Deus, eles sempre se cumprem.

Onde estão os sonhadores de hoje? Em Joel 2:28 e Atos 2:17, está revelada a promessa de que o Espírito Santo despertará sonhadores e visionários nos últimos dias. Essa profecia começou a se cumprir no Pentecostes e na igreja apostólica. Os medrosos se tornaram corajosos, os tímidos se tornaram ousados, os fracos ficaram fortes e os incultos se tornaram sábios.

Foi assim também no início da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Deus levantou Ellen White, uma jovem com pouco estudo, e Tiago White, um jovem pregador. Ela era tão sonhadora que chegou a pegar dinheiro emprestado em banco para comprar propriedades para futuros hospitais da igreja. Ele trabalhou na colheita a fim de conseguir recursos para imprimir literatura.

Com essa visão sonhadora, Tiago e Ellen criaram a base do que o historiador George Knight chama de “o quadrilátero adventista”: igrejas, educação, publicações e saúde. Transformaram o “pequeno rebanho” em um movimento mundial, estabelecido em 216 países e 21 milhões de membros.

O Espírito Santo levanta sonhadores e visionários para fazer a causa de Deus prosperar. Seja você um deles, pois o tamanho de um homem é medido pelo tamanho dos seus sonhos.