“O que você vai ser quando crescer?” Já ouviu essa pergunta alguma vez? Lembro-me da formatura de meu irmão na pré-escola. Os alunos estavam todos na frente da igreja, arrumados com as becas de quem tinha a ilusão de já estar pronto para a vida. A professora perguntava aos formandos diante da plateia de pais e familiares o que aqueles meninos e meninas seriam quando crescessem. “Advogado, professora”, respondeu com convicção o primeiro. “Médico, tia”, disse o outro com a ousadia de um vitorioso. Um a um foi respondendo, desfilando um leque de profissões de alto nível. Até que chegou a vez do meu irmão. “E você, rapazinho”, perguntou a professora. Suspense na família. O que ele vai responder? Engenheiro, dentista, pastor… No alto de seus seis anos, ele disse sem titubear: “Professor de karatê, tia.” Meu irmão certamente pensava na alegria de ganhar dinheiro, ensinando criancinhas a se defender de “meninos maus” na hora do recreio. Risos na plateia e uma interrogação engraçada na família.
Deus nos criou diferentes uns dos outros. A sociedade é um retrato multicolorido, cheio de diversidade e beleza. Deus chama pessoas para serem pastores, médicos, construtores e para todas as profissões dignas que existem. O mais importante de tudo é servir e glorificar a Deus em qualquer ramo de atuação.
O versículo de hoje fala que o poder divino estava com João Batista. Ele tinha a grande missão de preparar o mundo para a vinda de Jesus. Ele foi bem-sucedido nessa tarefa e se tornou uma das pessoas mais importantes que o mundo conheceu.
Você já escolheu sua profissão? As coisas que gosta de fazer, seus dons e habilidades podem ser um indicativo de qual é a sua vocação. Certamente, uma das muitas profissões que existem hoje estará adequada a suas características. Se quiser saber mesmo “o que você vai ser quando crescer”, você precisa pedir orientação a Deus e ouvir os conselhos de sua família e de gente que tem experiência e boa intenção. Depois de identificar o ramo que deseja seguir, estabeleça-o como meta e prepara-se adequadamente para alcançá-la.
Não importa se você será médico, engenheiro, advogado ou construtor. Se a vocação maior de sua vida for falar de Jesus para os outros, você será muito feliz e realizado.