Quarta-feira
09 de novembro
Tatuado no coração
Gravarei as Minhas leis na sua mente e as escreverei em seu coração. Hebreus 8:10, BKJA

Deus aprecia arte. Com Seu gênio criativo, Ele é o inventor da beleza e Mestre máximo do bom gosto. Sua criação é linda e pura. Infelizmente, essa não é a realidade de muitas produções artísticas humanas. Nenhuma arte é neutra. Estética e ética andam juntas. Artistas e obras de arte transmitem mensagens. E, claro, Deus também tem algo a dizer por meio das Suas obras de arte, a maior das quais – não se esqueça! – é você. Assim sendo, hoje quero lhe perguntar: Se você fosse um outdoor de Deus, o que anunciaria ao mundo? 

Quando eu (Júlio) conheci Pablo, ele já era convertido. Antes, porém, havia sido um jovem rebelde, parte de um grupo de narcotraficantes no México, que “tocava terror” por onde passava. A arma na mão, o fato de pertencer a uma gangue e as tatuagens no corpo davam a ele um sentimento de valor e uma excitante sensação de poder. Eu perguntei: “E hoje, você vê alguma vantagem em suas tatuagens?” Ele me disse que nenhuma, exceto por uma coisa: “Por conta delas, é mais fácil para mim que para o senhor entrar em certos lugares e pregar o evangelho.” É verdade. Deus pode usar até nossos erros do passado para a Sua glória. 

Cerca de 4 mil anos atrás, até as múmias eram tatuadas! Os egípcios usavam as tatuagens em rituais sagrados. Na Grécia Antiga, podiam indicar escravos como pertencentes a um determinado senhor. Na Inglaterra, em 1879, serviam para identificar criminosos. Em 787, o papa as proibiu. No passado recente, porém, viraram moda entre os ricos e, desde a Segunda Guerra Mundial, têm sido usadas para expressar devoção a uma pessoa amada. A Bíblia, por sua vez, nunca acrescentou nada ao texto de Levítico 19:28: “Não façam cortes no corpo […] nem tatuagens em vocês mesmos […]. Eu sou o Senhor.” O texto não se refere a cirurgias ou tratamentos médicos, mas bem pode se aplicar à automutilação e às tatuagens, dois costumes que dizem muito sobre as crenças e a identidade de alguém. 

Deus está interessado em tatuar você dentro do peito, não no peitoral. Ele quer gravar o nome Dele no seu coração. Quer que, por dentro e por fora, você pertença 100% a Ele, sem reservas nem restrições. O que acha de, como Pablo, deixar para trás algumas de suas convicções antigas e aceitar na íntegra o plano de Deus para você?