A sigla que dá nome a nosso texto é composta pelas iniciais de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Trata-se do problema de saúde mais comum na infância e adolescência nos dias atuais. Só para se ter ideia, cerca de 5% das crianças do mundo inteiro foram diagnosticadas com o transtorno. Em mais da metade dos casos, o TDAH continua na vida adulta, embora os sintomas tendam a diminuir.
Fatores como hereditariedade, deficiências de vitamina e sofrimento fetal, entre outros, compõem o conjunto de causas possíveis para o transtorno. Infelizmente não tem cura; mas, depois de um diagnóstico preciso, o tratamento adequado pode minimizar os efeitos.
Hiperatividade, impulsividade e desatenção são as características mais presentes na vida de quem tem esse problema. Na infância, o TDAH resulta em dificuldades na escola. Em geral, as crianças são rotuladas como “avoadas”, “estabanadas” ou “elétricas”. Na fase adulta, o transtorno afeta o trabalho por conta de desatenção, impulsividade e falta de memória.
O texto bíblico de hoje fala de uma espécie de TDAH espiritual que acometeria grande parte da humanidade antes da volta de Jesus. Com déficit de atenção espiritual e hiperatividade nos prazeres do pecado, as pessoas não conseguem perceber o que está acontecendo e são iludidas pelo inimigo. Sobre isso, diz Ellen White: “Satanás vê que seu tempo é curto. Tem posto em operação todas as suas forças a fim de os homens serem enganados, seduzidos, ocupados e enlaçados até que o dia da graça se haja findado, e a porta da misericórdia esteja para sempre fechada” (O Desejado de Todas as Nações p. 636).
Para evitar que esse transtorno acometa seus discípulos, Jesus deixa claro quais seriam as causas da falta de atenção nos últimos dias. Ele diz: “Não permitam que a esperança de vocês se perca na roda-viva das festas, bebidas e compras” (Lucas 21:34, A Mensagem).
É triste, mas muitos cristãos estão sendo vítimas do TDAH espiritual e têm perdido a esperança em relação à volta de Jesus. Gente que deveria estar atenta e cheia de expectativa envolve-se na roda-viva dos prazeres do mundo e da ansiedade da vida e não consegue perceber os claros sinais do retorno de Jesus. Para esses, a volta de Cristo será como uma armadilha. Não deixe que isso aconteça com você. Fique atento. Jesus está voltando!