Novos tempos exigem novos métodos. Essa é uma lei da vida e dos negócios, mas também da missão. Cada nova geração precisa ser alcançada de uma forma diferente, sempre respeitando o limite de nossos valores e a santidade de nossa mensagem.
Vivemos a era da tecnologia e somos cada vez mais dependentes dela. Estamos sempre conectados a aplicativos, redes sociais e sites de busca. A internet está a nosso alcance com coisas de grande utilidade, mas também com o que há de pior na humanidade.
Um grande salto tecnológico ocorreu em 12 de agosto de 1981, quando a IBM apresentou seu primeiro computador pessoal. A partir daí, o que estava restrito a poucos começou a chegar às mãos de muitos. Hoje, o lançamento da IBM é coisa de museu. Os equipamentos tecnológicos pessoais foram reduzidos em tamanho, multiplicados em velocidade e ficaram acessíveis à maioria das pessoas.
Entendendo essa realidade, a igreja estabeleceu, em 2015, o IATec, uma instituição adventista de tecnologia, com sede no estado de São Paulo. Seu objetivo é preparar os sistemas e soluções tecnológicas de que a igreja necessita, com custos mais baixos, maior eficiência e melhores condições de nos apoiar no cumprimento da missão.
Entretanto, a tecnologia não está restrita a instituições. Ela está nas mãos de todos. Pode ser usada em qualquer lugar, não só como meio de comunicação ou busca de alguma solução, mas especialmente como uma forma de evangelização. Afinal, a tecnologia quebra barreiras, alcança pessoas sem pedir licença, vai a qualquer lugar do mundo, usa recursos que tornam a mensagem mais atraente, é instantânea e pode alcançar muitas pessoas ao mesmo tempo. Você já pensou na força de todos esses recursos usados por Deus e a serviço da missão?
Não se esqueça, porém, de que a eficiência da tecnologia não substitui o contato pessoal. Mais do que redes de computadores, precisamos construir redes de pessoas.
A tecnologia é fundamental em nosso tempo. Antes de usá-la hoje, conecte-se com Deus para que ao teclar, curtir, compartilhar ou fazer qualquer outra coisa on-line você seja um instrumento para levar alguém para mais perto de Jesus.