Em 1933, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, disse: “A única coisa que temos a temer é o próprio medo.” Essa frase atravessou o tempo e continua sendo citada por muitos cidadãos estadunidenses. No entanto, pesquisadores sociais, como Barry Glassner, autor do livro A Cultura do Medo, têm concluído que os níveis de medo entre os americanos têm aumentado significativamente nos últimos anos. De acordo com o Instituto Gallup, 37% deles sofrem transtornos de ansiedade pelo simples fato de andarem sozinhos à noite.
Os americanos não estão sós. O mundo está permeado por fobias cada vez mais generalizadas. Além do aumento dos medos, uma novidade é o objeto da preocupação. Embora as pessoas ainda declarem temer o juízo de Deus, na prática, o que mais as preocupa são assaltos, terrorismo ou a probabilidade de contrair câncer.
Quem concluiu isso foi Leon Davis em uma tese de doutorado feita na Universidade Liberty da Virgínia. Segundo o autor, a visão de um Deus autoritário foi substituída pela imagem igualmente distorcida de um Deus que não pune ninguém, e isso tem trazido implicações no comporta-mento moral, especialmente dos jovens.
Minha sugestão é que voltemos a enfatizar o temor do Senhor, mesmo que isso seja impopular. É imperativo corrigir biblicamente as distorções em torno desse assunto, começando pelo tabu de não mencioná-lo por medo de traumatizar a audiência. Temer a Deus é uma ordem bíblica que faz parte da última advertência divina ao mundo.
Algumas pessoas dizem que quem teme é porque não confia. E acrescentam: “Se amo a Deus, não tenho por que temê-Lo”. Isso pode valer para um cônjuge abusador, mas não para Deus. O temor do Senhor não é uma fobia, é um respeito. Não se trata de temer o castigo Dele, mas a Sua pessoa. Aquele que teme o castigo está essencialmente preocupado consigo mesmo, e não com o ser de Deus.
Quando você evita trair alguém que ama, não o faz porque tem medo dessa pessoa, mas porque a sensação de magoá-la é dolorosa demais. Esse é o sentimento de quem realmente teme a Deus.