Terça-feira
09 de julho
Tempestades
Levantou-se um forte vendaval, e as ondas se lançavam sobre o barco, de forma que este foi se enchendo de água. Marcos 4:37

Às vezes, as tempestades surgem de repente em nossa vida. As tempestades de perplexidades enchem nosso céu pessoal, eclipsando a felicidade e a esperança. Nossa calma se transforma repentinamente em conflito. Quando o caos se instala, sentimos como se fôssemos morrer, porque parece não haver uma solução para nossos problemas. Estamos à mercê dos elementos que fazem com que o “barco” de nossa vida se mova ao ritmo das ondas que ameaçam nos submergir. As tempestades aparecem sob a forma de problemas econômicos, provas pessoais e crises espirituais. Ou talvez convivamos com dor crônica, desemprego, relacionamentos interrompidos ou a desaprovação dos outros. Sentimos como se não tivéssemos força para nos levantar depois de uma falha. Surge a pergunta: Será que nunca mais experimentarei um dia sem crise?

Certa vez, os discípulos de Cristo temeram ser engolidos por uma tempestade no mar da Galileia. Jesus, cansado do dia de trabalho e de serviço para a humanidade, adormeceu. Tranquilamente, Ele dormiu na proa do pequeno barco deles. Durante todo o dia, Jesus havia curado doentes, multiplicado pães, sendo Ele mesmo o Pão que desceu do Céu para satisfazer a fome espiritual do coração humano. Jesus alimentou a fome espiritual com Suas palavras de esperança e encorajamento, enquanto a paz celestial e a calma interior inundavam o coração de Seus ouvintes.

Agora, Jesus dormia. No entanto, como Deus, Ele estava atento às necessidades humanas. Quando Seus discípulos O despertaram, pedindo ajuda, Ele usou Sua autoridade divina para acalmar o mar e os ventos. Os discípulos perguntavam: “Quem é Este que até o vento e o mar Lhe obedecem?”, mas já sabiam a resposta (Mc 4:41).

Nos conflitos, nas tempestades que devastam nossa calma, precisamos da paz resultante da certeza de que Jesus está em nosso barco também. Ele é nosso Amigo. Somente Ele pode resolver o que nos fere, entristece e deixa perplexas. Somente Ele entende o que coloca nossa vida em crise.

Esse mesmo Jesus estende Sua poderosa mão sobre nossa vida e diz: “Aquiete-se! Acalme-se!” (Mc 4:39). Em Seu tempo, e do Seu modo, Ele supera a tempestade conosco. Talvez não saibamos quando os dias ensolarados de descanso e tranquilidade retornarão, mas sabemos que eles virão no momento que Ele escolher. Enquanto isso, não nos deixa sozinhas para enfrentar as tempestades da vida. Jesus está conosco.

Maria Raimunda Lopes Costa