Sexta-feira
12 de novembro
Terapia doriso
E Sara disse: “Deus me encheu de riso, e todos os que souberem disso rirão comigo”. Gênesis 21:6

Enquanto deslizava o pano com limpa-vidros pela janela, eu fixava os pensamentos na tristeza e no desânimo.

Minhas filhas, pequenas, assistiam a um programa educativo na TV. Então ouvi a frase: Três tigres tristes comem trigo nos pratos pretos. Era um travalínguas, e me peguei repetindo: “Três trigos tristos comem trigos nos pratos pretos. Três trigues tristes comem trigos nos pratos pretos. Três tigres trigues comem trigues nos pratos pretos…”. Cada vez que terminava uma frase, ria para mim mesma de minha língua travada. E, quando me dei conta, eu estava me sentindo bem melhor. Saí do quarto rindo sozinha e pensando: “Que engraçado! Uma coisa aparentemente tão simples me provocou riso e teve efeito tão positivo em meu estado emocional.”

Estudos em cegos congênitos mostraram que os seres humanos já nascem com a capacidade para rir. Ao rirmos, 28 músculos faciais se contraem, gerando ondas vibratórias que desencadeiam uma sequência de reações fisiológicas.

Rir fortalece o sistema imunológico, ajuda a regular o tônus vascular e a pressão arterial, protegendo o coração contra infarto do miocárdio e o cérebro contra acidentes vasculares e derrames. Também alivia pacientes com câncer, aids, depressão, raiva e ansiedade. As pessoas bem-humoradas se defendem melhor das agressividades físicas e emocionais.

Nem sempre riso é manifestação de alegria. Por trás dele pode haver cólera, desejo de vingança; pode-se ver alguém que gosta de controlar o que diz. Há o riso de lado, em que a pessoa disfarça o sorriso, e o riso rápido, que pode expressar egoísmo, pessimismo ou timidez. Há quem ria de vergonha (o sorriso amarelo), de medo, de saudade, de dor, de defesa, e alguns até machucam outras pessoas por meio do riso.

A Bíblia menciona situações de riso. Sara, por exemplo, ao conceber, proferiu o verso de hoje. A Palavra de Deus também associa o rosto sorridente a um bom remédio para o corpo.

Diante de tantos benefícios, que tal adicionar mais sorrisos à vida? Ria de suas vulnerabilidades e sorria para os outros. Se necessário, treine. No início, pode parecer forçado, mas o diafragma interpreta esse riso forçado como um riso de verdade e, quando menos perceber, você estará dando uma boa risada.