Durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, um fato envolvendo nadadores estadunidenses ganhou notoriedade na mídia. O acontecido não se relaciona a algum recorde mundial dentro das piscinas. Tudo ocorreu bem longe das raias sem resultar em orgulho algum para os participantes.
Em uma das noites, durante o período dos jogos olímpicos, os nadadores saíram para farrear e, embriagados, pararam em um posto de gasolina para usar o banheiro. Uma confusão aconteceu, e eles acabaram na delegacia de polícia, denunciando que haviam sido assaltados. Rapidamente a mídia mundial noticiou o suposto roubo e começou a criticar a segurança pública do Brasil.
Poucos dias depois, ao ouvir testemunhas, a polícia chegou à versão verdadeira da história. Os nadadores estavam bêbados e quebraram objetos do banheiro do posto. Foram contidos pelos seguranças e tiveram que pagar o prejuízo causado. Para esconder essa versão, eles mentiram para as autoridades.
Por causa de sua mentira no processo, eles foram indiciados pelas leis do país. Mentir às autoridades é crime, e Deus considera a mentira como um pecado odioso.
O cenário por trás do provérbio de hoje é de um tribunal e de uma testemunha que, sem motivo, mente para prejudicar alguém. Esse é um pecador diferente daquele que mente para ganhar alguma vantagem. Davi sentiu isso na pele. Ele escreveu: “Não me entregues ao capricho dos meus adversários, pois testemunhas falsas se levantam contra mim, respirando violência” (Salmo 27:12). Esse pecado quebra o nono mandamento da lei de Deus, que diz: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Êxodo 20:16, ARA).
O Criador odeia a testemunha falsa porque essa ação é um traço da imagem de Satanás no homem. O homem foi criado para refletir apenas a imagem de Deus; porém, com a entrada do pecado, aspectos da personalidade diabólica foram sendo colocados nos seres humanos. Satanás foi uma testemunha falsa desde que se rebelou contra a divindade, e ele imprime essa característica naqueles que permitem.
Deus tem um conselho a respeito desse assunto. Por meio do profeta Zacarias, Ele diz: “Eis o que devem fazer: Falem somente a verdade uns com os outros, e julguem retamente em seus tribunais” (Zacarias 8:16). Deus é justo e verdadeiro e espera que Seus filhos também sejam testemunhas verdadeiras do evangelho.