A cena é de um acidente automobilístico. Ninguém se feriu com gravidade, mas os dois carros envolvidos ficaram bem danificados. A perícia chegou para apurar o ocorrido e começou a tomar os depoimentos das pessoas que haviam testemunhado o fato.
César, um mecânico de automóveis que passava pelo local, relatou: “Percebi um barulho estranho no motor do carro A, acho que o acidente pode ter sido causado por uma falha mecânica.”
Joana, conhecida da motorista do carro B, fez a seguinte declaração: “A motorista está passando por alguns problemas de saúde e, inclusive, está tomando remédios que a deixam com muito sono. Ela pode ter dormido ao volante e avançado a preferencial.”
Cada um dos motoristas deu a sua versão dos fatos e jogou a culpa no outro. O perito terá dificuldades para julgar esse caso. Todos os depoentes estavam falando a verdade a partir de seu ponto de vista da situação.
A cena acima é apenas uma ilustração que nos traz uma lição importante para a vida: toda história tem, no mínimo, dois lados. Isso quer dizer que precisamos ter cuidado ao emitirmos nossa opinião sobre qualquer coisa. É mais prudente ouvir todos os lados envolvidos no acontecimento para, só depois, assumir um posicionamento quanto ao fato. Essa atitude nos pouparia de muitos problemas; especialmente, evitaria que fôssemos vistos como pessoas precipitadas.
A história mais importante de todas também tem vários pontos de vista. A história da redenção tem o lado divino que fez tudo para salvar o pecador, pagando um preço muito alto. Outro ponto de vista é o dos anjos. Eles viram a rebelião no Céu, sabiam da inocência de Jesus e sofreram com o sacrifício de seu Criador. Há ainda o ponto de vista do diabo. Ele achava que poderia ganhar a guerra, mas perdeu; por isso, quer levar muitos consigo.
Quem deseja acertar na vida e ser justo com as pessoas deve evitar a todo o custo a precipitação. Ouvir as partes envolvidas em uma disputa, prestar atenção a detalhes importantes e, acima de tudo, atender às orientações do Espírito Santo são dicas infalíveis para não tomar decisões injustas. Ouça todos os lados da história e, no fim das contas, fique do lado certo.