Domingo
19 de março
Todos os dias da sua vida
Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. Efésios 6:2, 3, ARA

Nunca compreendi plenamente o que o quinto mandamento diz acerca de honrar os pais, até chegar aos meus anos dourados e me encontrar na extremidade honrada do mandamento. Mais do que nunca, aprecio que Deus peça aos filhos que honrem os pais mesmo quando envelhecemos – em vez de, por assim dizer, nos colocarem em uma prateleira como algum bibelô para acumular pó. Especialmente aqueles entre nós que podem desenvolver doenças neurodegenerativas como o mal de Alzheimer. Deus nunca pretendeu que pais idosos fossem abandonados à solidão e depressão, mas que, em vez disso, desfrutassem o tempo com os filhos tanto quanto possível.

O que significa honrar nossos pais? Significa cultivar um espírito de gratidão, porque os pais fizeram muito mais do que podemos chegar a saber. Fizeram por nós sacrifícios que apenas parcialmente entendemos. O quinto mandamento “recai sobre crianças e jovens, sobre os de meia-idade e os idosos. Não há na vida nenhum período em que os filhos fiquem isentos da honra aos pais. Essa solene obrigação recai sobre cada filho ou filha, e é uma das condições de prolongamento de sua vida na terra que o Senhor dará aos fiéis. […].

“O quinto mandamento exige que os filhos não somente tributem respeito, submissão e obediência a seus pais, mas também lhes proporcionem amor e ternura, aliviem os seus cuidados, zelem de seu nome, e os socorram e consolem na velhice” (O Lar Adventista, p. 292, 293).

Não importa a idade, os filhos podem suavizar a trilha dos pais até a sepultura com bondade, amor e assistência. Esse é o plano de Deus. Seu próprio Filho, Jesus, mostrou compaixão e cuidado para com Sua mãe, mesmo pregado na cruz. “Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem Ele amava, disse à Sua mãe: ‘Aí está o seu filho’, e ao discípulo: ‘Aí está a sua mãe’. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família” (Jo 19:26, 27).

Honrar nossos pais é sagrada obrigação e privilégio, todos os dias da nossa vida.

Camilla E. Cassell