Sábado
08 de setembro
Tomou seu remédio ?
O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. Provérbios 17:22, ARA

“Vovó, tomou seu remédio hoje?” Meu neto de quatro anos de idade me fez a pergunta, certa manhã. Por causa dessa pergunta, agora sempre sorrio toda vez que vejo alguém tomando seus comprimidos. Pensar sobre essa pergunta singela me traz à mente coisas que nunca considerei antes.

Primeira: a pergunta me diz que ele é esperto – independentemente do que possa pensar a vovó coruja. Também mostra sua preocupação com o meu bem-estar. Ele sabe que tenho problemas para evitar resfriados e, embora não entenda ainda as razões médicas para tomar a medicação, ele parece ter certeza de que tomá-la vai me ajudar.

Segunda: essa pergunta demonstra o poder da propaganda. Obviamente, a criança ouve os comerciais que, com frequência, fazem estardalhaço no rádio e na televisão e internalizam esse discurso.

Terceiro: sua pergunta também me diz que ele está aplicando minhas necessidades àquilo que ele já viu ou ouviu. Agora, toda vez que me dirijo ao lugar onde estão guardadas as pílulas, ele me faz um gentil lembrete de cuidar da minha saúde.

Pensar sobre a pergunta do meu neto me faz lembrar de algo mais que preciso fazer, a cada dia, para ter saúde espiritual: louvar a Deus por Suas bênçãos sobre a minha vida. Sei que começar e terminar o dia com uma nota de louvor e gratidão pode, verdadeiramente, prolongar a vida de uma pessoa e ajudá-la a permanecer saudável. Talvez seja por isso que agora cantarolo louvores o tempo todo. Fiquei sabendo que pessoas agradecidas têm mais resistência a enfermidades comuns e melhor bem-estar físico e mental. Salomão, o homem mais sábio que já andou na Terra, escreveu: “O coração alegre é bom remédio” (Provérbios 17:22, ARA). E louvar a Deus faz com que eu me sinta alegre.

O lembrete do meu neto me ajuda, também, a recordar que minhas palavras devem levar aqueles que me rodeiam a ter melhor saúde espiritual (Provérbios 12:6). Anseio por aquela terra do porvir, onde ninguém precisará perguntar: “Você tomou seu remédio?” Anelo andar pelos terapêuticos jardins celestiais (Apocalipse 22:2).

Médico dos médicos, Tu és o meu Deus! Já me ajudaste e protegeste no passado. Ajuda-me a escolher palavras que dão vida e anunciam cura às nações. Graças Te dou, ó Deus, porque os justos viverão para sempre e Te servirão no Céu.

Nelly Thomas