Quarta-feira
11 de abril
Trabalhe!
E ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento. Provérbios 6:8

Alguém disse em tom de gracejo: “Quem inventou o trabalho não tinha nada para fazer.” Embora essa seja uma frase humorística, existe muita gente que pensa assim e considera o trabalho uma maldição decorrente do pecado. Essas pessoas alegam que, em um mundo perfeito, o trabalho não existiria.

Esse é um pensamento equivocado. O trabalho foi criado por Deus. Antes do pecado, o Criador deu várias funções de trabalho para o casal. Adão trabalhou dando nome aos animais, e o casal deveria cuidar do jardim. Não existia ociosidade no Éden.

As formigas nos ensinam sobre a importância do trabalho. Elas têm um propósito bem definido: acumular recursos para o futuro, e o fazem sem se preocupar se as outras reconhecerão seu esforço. O que querem é alcançar o objetivo traçado. Mesmo quando a situação fica adversa, esses insetos enfrentam as dificuldades e continuam a atividade produtiva.

Eurico Santos descreveu como uma das espécies de formigas age em uma situação adversa: “As formigas-de-fogo se aninham em quase toda espécie de lugar e são extremamente prolíficas. Nem as inundações as podem deter […]; se tem noticiado que, quando as águas sobem e alagam uma colônia, elas formam um bolo, com a rainha e as crias no centro, e essa esfera viva flutua para a frente, até uma árvore ou terreno mais elevado, onde as obreiras recomeçam a construção do lar.”

Para hoje, as lições do formigueiro são duas. A primeira diz respeito ao nosso conceito em relação ao trabalho. Precisamos aceitar que trabalhar é algo bom. Jesus falou: “Meu Pai continua trabalhando até hoje, e Eu também estou trabalhando” (João 5:17). Ele é o nosso grande exemplo.

A segunda lição é sobre como trabalhar. Estabeleça um alvo para a sua atividade e o persiga. Mesmo que as dificuldades apareçam, faça como as formigas, enfrente os contratempos e continue avançando na direção de seus sonhos. Não espere facilidade no caminho, prepare-se para, mesmo que tenha que enfrentar enchentes de problemas, continuar firme até ter a provisão necessária para o “inverno”.

Como dizem os antigos: trabalhar duro nunca matou ninguém. Olhe para as formigas e seja sábio!