Quinta-feira
08 de novembro
Transformação
O homem de gênio difícil precisa do castigo; se você o poupar, terá que poupá-lo de novo. Provérbios 19:19

“Eu nasci assim, eu cresci assim. Eu sou mesmo assim. Vou ser sempre assim.” Esse é o trecho de uma música da década de 1980 que virou tema de um programa de TV. Embora a música se refira a uma personagem específica, essa letra poderia ser o tema da vida de muitas pessoas que decidiram morrer com os mesmos defeitos com os quais nasceram.

Infelizmente, algumas pessoas querem justificar os defeitos de caráter colocando-­os em um patamar genético. Segundo esses indivíduos, nascer, por exemplo, com o gênio difícil seria a justificativa para tratar os outros com brutalidade, brigar com as pessoas na rua e xingar os parentes. “Eu sou assim mesmo”, dizem alguns.

A Bíblia apresenta três histórias de pessoas que nasceram com o gênio difícil, mas não morreram com ele. O primeiro deles é o apóstolo Pedro. Ele era um homem impetuoso, daqueles que não levam desaforo para casa. Quando Jesus foi preso, Pedro reagiu com violência. A Bíblia registra assim a atitude do apóstolo: “Simão Pedro, que trazia uma espada, tirou-a e feriu o servo do sumo sacerdote, decepando-lhe a orelha direita. (O nome daquele servo era Malco.)” (João 18:10).

Outros dois discípulos de Cristo que tinham dificuldades de controlar seu instinto agressivo eram Tiago e João, conhecidos como os filhos do trovão. Certa vez, os samaritanos não receberam bem a Jesus e Seus discípulos e, ao verem isso, “os discípulos Tiago e João perguntaram: ‘Senhor, queres que façamos cair fogo do céu para destruí-los?’” (Lucas 9:54).

A transformação de um gênio difícil pode acontecer pelo poder divino. Os três personagens acima deixaram o Espírito Santo agir e foram transformados de forma inimaginável. Em suas cartas, Pedro trata os irmãos com muito amor. Tiago aconselha sobre o cuidado com aquilo que falamos e sobre paciência. E o apóstolo João passou a ser conhecido como o discípulo do amor.

Não existe gênio difícil demais que não possa ser transformado pelo poder de Deus. Ele consegue mudar a vida e as tendências ruins de qualquer um que abrir o coração. Pelo poder de Deus, poderemos dizer: “Eu nasci assim; mas, pela graça de Jesus, não morrerei assim.”