É famosa a frase do ex-jogador Romário sobre sua relação com os treinamentos. Ele dizia: “Treinar para quê? Se eu já sei o que fazer!” De fato, ele foi um grande craque. Embora não gostasse dos treinos, quase sempre dava espetáculo em campo e fazia o que se esperava dele: gols, muitos gols.
O caso de Romário é uma exceção, pois ele é considerado um gênio do futebol. Ainda assim, é possível que tivesse feito muito mais se ele se dedicasse às rotinas normais de treinamento. No treino, os atletas se preparam fisicamente, sedimentam os fundamentos do esporte, aprimoram a técnica e ensaiam as jogadas e situações da partida. A união entre a disciplina dos treinamentos e o talento dos jogadores potencializa os resultados.
Ao aguardar a volta de Jesus, os cristãos estão treinando aqui para o que vão viver na eternidade. Ellen White confirma: “Redenção é aquele processo pelo qual a alma é treinada para o Céu. Esse treinamento inclui conhecer a Cristo. Significa emancipação de ideias, hábitos e práticas que foram adquiridos na escola do príncipe das trevas. A alma deve ser libertada de tudo o que se opõe à lealdade para com Deus” (O Desejado de Todas as Nações, p. 330, adaptado).
Como jogadores normais, precisamos “treinar” para nos tornarmos os campeões da vida eterna. Não temos genialidade inerente no que diz respeito às práticas que se esperam de um salvo. Ao contrário, somos “pernas-de-pau” no jogo da salvação. Diante do “gol” da pureza de caráter, por exemplo, naturalmente erramos o alvo, como um jogador que vai bater um pênalti e isola a bola quase a chutando para fora do estádio.
Por isso, precisamos “treinar”. Sob a orientação do Espírito Santo, aprimoramos a técnica que a graça de Cristo insere em nossa vida e acertamos a pontaria espiritual. Nesse “treinamento”, os gostos ruins são trocados pelos desejos de Jesus, os hábitos errados são corrigidos e, no lugar deles, dia a dia, o Espírito Santo trabalha em nós os fundamentos do comportamento de um salvo. É preciso “treinar”, porque, no jogo da vida eterna, só interessa a vitória. Portanto, deixe que Espírito Santo prepare você para ser um verdadeiro vencedor.