Alguns anos atrás, foi-me confiada a responsabilidade de iniciar uma carreira. Ao assumir o cargo, reconheci minha incapacidade, ineficiência e falta de conhecimento para realizar o trabalho, a despeito de minha disponibilidade. Assim, humildemente, fui para o meu apartamento, coloquei-me de joelhos e me inclinei diante do meu Pai celestial. Entreguei a vida e a vontade ao Senhor, pedi uma renovada consagração da minha vida e a orientação de Deus para o trabalho. Gradualmente, as minhas tarefas se tornaram mais claras e desenvolvi um programa de trabalho. Apreciei plenamente o tempo que passei naquela função e senti a mão de Deus em ação por meio dos muitos desdobramentos, da maturidade e dos resultados de nossos esforços.
Aquela foi uma tremenda responsabilidade da qual jamais me esquecerei, mesmo que quisesse, porque ainda vejo os frutos da dedicação e do trabalho árduo, frutos para os quais busquei o auxílio e a direção do Senhor a cada dia.
Algumas tarefas são mais desafiadoras que outras, e algumas podem parecer grandes demais, até chegarmos a perceber que temos o conhecimento e a capacidade de fazer a obra. Também podemos nos sentir sobrecarregadas por outras tarefas e sentir alívio somente quando as colocamos aos pés da cruz, pedindo a direção de Deus. É fácil nos deixarmos levar pelo eu quando achamos que estamos sendo bem-sucedidas; porém, quando nos mantemos fiéis a Deus e permanecemos aos pés de Jesus, o resultado é o equilíbrio em nossas responsabilidades. Contar com o envolvimento do Senhor nos dá satisfação, e podemos descansar confiantes porque os frutos de nosso labor estão sob Seu cuidado.
Pode surgir também uma pressão adicional quando temos consciência dos comentários e atos de outras pessoas em relação ao nosso trabalho. Então nos enredamos em nosso desejo de agradar. Nessas ocasiões, nós nos esquecemos muito facilmente de nossa educação e capacidade, e nos sentimos assoberbadas. O foco naquilo que desejamos alcançar e no nosso relacionamento com o Senhor é muito importante e deve ser o centro de nossas metas. Nosso Pai nos dá a oportunidade de assumir e delegar responsabilidades. Oro para que Deus nos conceda a sabedoria de ir a Ele quando estivermos diante de tremendas responsabilidades.
Elizabeth Ida Cain