Segunda-feira
28 de abril
TRIBULAÇÕES
Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança. Romanos 5:3

Um dos meus grandes amigos se chama Douglas. Eu, Everton, e ele nos tornamos amigos quando tínhamos 9 anos de idade. Durante o ensino médio, moramos no mesmo quarto do internato. Ele sempre foi espirituoso. Jogava futebol, basquete, gostava de cantar e de tocar violão. Hoje, ele mora distante, mas a amizade permanece firme.

Em 2019, Douglas foi diagnosticado com meningioma, um tumor cerebral que atinge as meninges. Como o tumor já estava dificultando a circulação sanguínea em algumas regiões do cérebro, ele precisou passar por uma cirurgia. Após essa primeira cirurgia, ele teve que fazer uma segunda, pois a doença não havia sido completamente erradicada. E ainda uma terceira cirurgia foi feita para combater um quadro de meningite. Uma parte do crânio foi extraída para impedir o avanço da doença. Essas intervenções cirúrgicas deixaram sequelas físicas aparentes, que demandaram novas cirurgias reparadoras.

No verso de hoje, Paulo afirma que os cristãos se gloriam nas tribulações. Mas como é possível se alegrar com o sofrimento? Isso não seria masoquismo? A história do meu amigo nos ajuda a entender essa declaração do apóstolo. Entre 2019 e 2023, Douglas passou por sete cirurgias, ficando dezenas de dias internado. E, mesmo assim, certas questões ainda ficaram pendentes. Apesar de tudo isso, ele me disse sorrindo: “Algumas coisas nos ensinam a ver a vida de outra forma; e todo esse sofrimento me ajudou a focar ainda mais no caminho de Deus, pois percebo que a vida nesta Terra é limitada. Minha grande esperança é chegar ao Céu.”

Que lição extraordinária! Se você estiver passando por alguma tribulação, ouça as palavras do apóstolo Paulo e reflita sobre a experiência do meu amigo Douglas. Diante do sofrimento, persevere. As batalhas o tornarão mais experiente. Quando outros desafios vierem, você estará mais preparado. E tudo isso o levará a colocar suas expectativas na Nova Terra prometida por Cristo, onde não haverá sofrimento.